Ciclone na Costa influência o tempo no Rio Grande do Sul - Litoralmania ®
Foto arquivo: Imagem de satélite de ciclone extratropical.
Geral

Ciclone na Costa influência o tempo no Rio Grande do Sul

A presença de uma área de baixa pressão ao largo da costa, embora não muito intensa, está intensificando o frio no início desta semana no Sul do Brasil, conforme análise da MetSul Meteorologia.

Viu Internet

Esse fenômeno está fazendo as temperaturas caírem significativamente nesta segunda-feira, com previsão de frio intenso em várias regiões.

Entenda o Fenômeno de Baixa Pressão

Atualmente, uma área de baixa pressão está atuando sobre o Oceano Atlântico, a leste do Rio Grande do Sul.

Este ciclone — característico de toda área de baixa pressão — está transportando ar mais frio e seco para o Sul do Brasil.

A presença de tempo aberto e ar seco em grande parte da região contribui para a queda acentuada das temperaturas, especialmente durante a madrugada.

Dr. Bruno Loranos Germani

O Ciclone Oferece Risco?

Não, o ciclone não apresenta perigo significativo.

A pressão atmosférica do centro da baixa é de 1010 hPa, o que não configura um ciclone profundo. Embora cause ventos, eles não são intensos.

Os modelos meteorológicos indicam que essa baixa pressão deve se afastar do continente ao longo da segunda-feira, sem aprofundamento.

Ciclone na Costa influência o tempo no Rio Grande do Sul

Impacto Maior é o Frio

Sim, o principal impacto desta área de baixa pressão é a queda nas temperaturas.

O ar seco e frio associado à baixa pressão está cobrindo a Região Sul, levando a um começo de semana com frio generalizado.

A atmosfera mais seca permite resfriamento noturno mais acentuado, favorecendo a formação de geadas em diversas cidades.

Temperaturas Baixas Registradas

Neste domingo, praticamente todas as estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram mínimas entre 1°C e 5°C no Rio Grande do Sul, com a menor marca de -2,5°C em São José dos Ausentes.

Em estações meteorológicas particulares, a menor temperatura foi de -3,9°C em Pinheiro Machado. Em Porto Alegre, a temperatura em Belém Novo chegou a 6,7°C.

Além do Rio Grande do Sul, marcas negativas também foram observadas em Santa Catarina, no Planalto Sul, e no Paraná, onde General Carneiro registrou -1°C.

Até no Mato Grosso do Sul fez frio, com 5,6°C em Sete Quedas, e em São Paulo, com 8,8°C em Barra do Turvo.

Star Proteção Veicular

Possibilidade de Neve

Embora as chances sejam menores do que na noite anterior, quando nevou em São Joaquim, ainda existe a possibilidade de precipitação invernal no Planalto Sul de Santa Catarina e em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.

Alguns modelos indicam que a circulação de umidade da área de baixa pressão poderia favorecer a ocorrência de neve.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários