Ciclone na costa prolonga onda de frio com reforço de ar polar no RS

O Rio Grande do Sul enfrenta um novo reforço de ar frio, impulsionado por uma área de baixa pressão que originou um ciclone extratropical de baixa intensidade na costa.

Frigorifico Borrussia

Embora menos intenso do que o registrado no início da semana, esse ar polar prolonga a atual onda de frio no estado.

O avanço de ar mais frio a partir do Oeste do sistema ciclônico fez com que a Metade Oeste gaúcha registrasse temperaturas mais geladas nesta quarta-feira.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Os mapas mostram anomalias de temperatura em 850 hPa (nível de pressão a 1500 metros de altitude).

Como resultado, o período frio que começou no final de junho se estende ainda mais, com a persistência da onda de frio.

A intensificação do ar frio nos níveis baixos e médios da atmosfera aumentará as temperaturas negativas durante a noite, especialmente nas regiões Oeste e Sul do estado.

Livros Cristãos

Hoje, as estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia registraram mínimas de -2,7ºC em Quaraí e -0,4ºC em Uruguaiana e São Borja, confirmando que o Oeste teve o frio mais intenso devido ao tempo aberto.

Nas próximas horas, a temperatura deve continuar muito baixa, resultando em uma tarde bastante fria no Rio Grande do Sul, tanto em áreas mais elevadas quanto próximas ao nível do mar.

Xis do Jô

Na quinta-feira, a onda de frio persiste e o Oeste deverá registrar novamente as temperaturas mais baixas.

O dia será marcado por muitas nuvens no estado, com céu nublado ou encoberto na maioria das cidades e chance de chuva e garoa nas Metades Norte e Leste, mantendo o frio durante o dia com máximas baixas.

Contudo, algumas aberturas de sol podem ocorrer em partes do Oeste.

A madrugada de sexta-feira promete ser ainda mais gelada no Oeste, na fronteira com o Uruguai, na Serra do Sudeste, Campanha e Sul, com temperaturas próximas de 0ºC e negativas em várias cidades.

No fim de semana, embora o frio permaneça no Rio Grande do Sul, a temperatura começará a subir à medida que o ar frio enfraquece.

A previsão indica chuva em diversas regiões devido a uma nova área de baixa pressão.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários