Ciclone no Atlântico e volta da chuva elevada em parte do RS
A MetSul Meteorologia alerta para volumes elevados de chuva em parte do Rio Grande do Sul neste começo de semana.
Os acumulados em alguns municípios entre hoje e a terça-feira devem ficar perto ou acima de 100 mm, com períodos de pancadas fortes que podem trazer alagamentos.
A previsão para as próximas horas é que a chuva seja concentrada no Oeste e no Sul estado, devendo ser moderada a forte em alguns pontos com trovoadas.
Na noite deste domingo, a chuva mais forte tende a ocorrer em cidades da região Sul do Rio Grande do Sul.
A instabilidade pode atingir alguns pontos do Centro do estado da tarde para a noite deste domingo. Não se pode descartar instabilidade no final do dia mesmo na área de Porto Alegre, embora a chuva na Grande Porto Alegre seja mais provável durante a segunda.
Novas áreas de instabilidade localmente fortes devem ingressar nesta segunda-feira pelo Oeste do Rio Grande do Sul a partir da província argentina de Corrientes.
Por isso, cidades situadas no Oeste gaúcho podem registrar períodos de chuva forte com pancadas localmente torrenciais ao longo da segunda-feira.
Na quinta-feira, a frente fria associada a um ciclone no Atlântico estimula a formação de nuvens carregadas em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste com pancadas de chuva e tempestades localizadas.
A chuva volta a atingir áreas dos três estados do Sul do país.
Na sexta-feira, a instabilidade aumenta muito no Sul do Brasil com chuva forte a intensa e tempestades localizadas em Santa Catarina e no Paraná.
A chuva também alcança parte do Rio Grande do Sul.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp