Ciclone no litoral é batizado como tempestade Yakecan
No início da tarde desta segunda-feira (16) o National Weather Service (NWS), que é o serviço de meteorologia dos Estados Unidos, projetou que a costa gaúcha será atingida por um ciclone tropical nas próximas horas.
A Marinha do Brasil vai batizar o ciclone como tempestade subtropical Yakecan, o que significa “o som do céu” em tupi-guarani.
A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 356/2022, publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima para as Atividades de Meteorologia Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente.
Segundo Norma da Autoridade Marítima para Meteorologia Marítima (Normam-19), ciclones atípicos (subtropicais e tropicais) que se formam no mar territorial brasileiro devem ser nomeados.
Segundo projeta a MetSul, o ciclone será uma forte tempestade tropical que deve ficar perto do limite de um furacão categoria 1. Projeção de modelos computadorizados sugerem a formação de um ‘olho’ no centro da tempestade, uma característica de ciclones tropicais.
Terça-feira, 18h
Nestas projeções, o olho do ciclone Yakecan deverá atingir a costa do litoral Sul do estado no fim da tarde e início da noite desta terça-feira.
Terça-feira, 20h
No começo da noite, o centro da tempestade estará à leste de Pelotas e Rio Grande, ainda na região Sul do estado.
Terça-feira, 23h
No fim da noite, a ‘parede de nuvens’ no centro da tempestade com vento intenso atinge a região da grande Porto Alegre.
Quarta-feira, 4h
Já na madrugada de quarta-feira, o centro do ciclone deve atingir a costa do Litoral Norte. Após, deve deslocar-se para o mar.
Violento ciclone pode trazer vento com força de furacão ao Litoral, MetSul emite novo alerta
Receba as principais notícias no seu WhatsApp