Ciclone se forma na costa gaúcha: frio, vento forte e ressaca no mar
O poderoso ciclone que deve se formar entre a próxima sexta e sábado (18/19), é responsável por uma série de fenômenos meteorológicos que podem ocorrer durante todo o final de semana, se prolongando durante a segunda-feira (22).
De acordo com a Conexão GeoClima, embarcações de pequeno e médio porte devem evitar qualquer tipo de navegação nos próximos dias, pois além da ressaca, rajadas de vento podem ultrapassar os 110 km/h em alto mar, se comparado com as rajadas de 90 km/h previstas na costa (de forma isolada).
O ciclone deve provocar forte ressaca entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul de SC, como também no Litoral Norte do RS.
Já, a MetSul, alerta para a chuva que atinge grande parte do Sul do Brasil e será isoladamente forte por efeito de uma frente fria e um centro de baixa pressão.
Esse centro de baixa dará origem no fim de semana a um ciclone no Atlântico na altura da costa gaúcha. Vai impulsionar ar gelado e esfriará muito.
E o ar frio chegará com vento moderado a forte. Rajadas mais fortes principalmente no domingo e, sobretudo, no Litoral Norte gaúcho e no Sul Catarinense.
A ventania em alto mar gerará forte ressaca e elevação da maré nas praias, especialmente de Mostardas a Torres, aqui no Estado e no litoral catarinense.