Ciclone se formará no Uruguai influenciando o tempo no RS
A previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul indica que novamente teremos chuvas e uma queda significativa nas temperaturas, conforme detalha o Boletim Integrado Agrometeorológico 25/2024, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
Na madrugada de sábado, 22 de junho, um ciclone extratropical se formará entre o Paraguai e o Uruguai, deslocando-se em direção ao Oceano Atlântico.
A instabilidade gerada por esse fenômeno trará precipitações de intensidade fraca, concentradas em pontos isolados da Região Sul e da Fronteira Oeste, enquanto as temperaturas aumentarão gradativamente no Estado.
No domingo, 23 de junho, o Jato de Baixos Níveis (JBN), que causou chuva na Serra Gaúcha e no Planalto na sexta-feira, retornará ao Rio Grande do Sul.
Esse fenômeno fornecerá umidade suficiente para gerar precipitações de intensidade fraca na maior parte do Estado, com volumes mais expressivos na Região da Campanha.
Essa configuração promoverá a passagem de uma frente fria vinda da Argentina entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, 24 de junho.
A tendência para o início da semana é de queda nas temperaturas e tempo estável.
Na segunda-feira, 24 de junho, o anticiclone migratório que segue a frente fria trará estabilidade no tempo e uma redução gradual nas temperaturas.
Esse padrão deve se intensificar na terça-feira, 25 de junho, com a possibilidade de geadas nas regiões Sul, Fronteira Oeste, Campanha e Serra devido à queda acentuada nas temperaturas.
Na quarta-feira, 26 de junho, o tempo permanecerá estável, com temperaturas mais amenas devido ao deslocamento do anticiclone em direção ao Oceano Atlântico.
Os acumulados de chuva previstos para os próximos sete dias indicam volumes acima de 30 mm para grande parte do Rio Grande do Sul.
As maiores precipitações, de até 100 mm, devem ocorrer entre a parte central do litoral gaúcho e o noroeste do Estado.
Nas demais áreas dessa faixa, os acumulados podem chegar a 50 mm.
Na Fronteira Oeste, Campanha, extremo norte e extremo sul do estado, são esperados volumes menos expressivos, entre 10 e 30 mm.
Na região da Serra do Sudeste e sul da Laguna dos Patos, os volumes podem atingir até 50 mm.
O boletim também aborda a situação das diversas culturas e criações de animais pelo Estado.
Para mais informações, acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria no site www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp