Ciclone traz vento, chuva forte e frio, diz MetSul
Tempo muito instável é esperado no Rio Grande do Sul e no Uruguai neste começo de semana. Com o avanço do ar mais gelado associado a centro de alta pressão no Norte argentino (A) e que será impulsionado para o Sul do Brasil por ciclone (B) que se formará terça nas costas do Rio Grande do Sul e do Uruguai (mapa com projeção para terça-feira) após a passagem do centro de baixa pressão pela região, a instabilidade aumentará muito da tarde para a noite desta segunda-feira e no começo da terça com chuva por vezes forte e a intensa no Estado. Não se afasta granizo isolado com trovoadas. O risco maior é chover forte principalmente segunda à noite e no começo da terça-feira nas Metades Norte e Leste, o que inclui Porto Alegre e Litoral.
O ciclone extratropical que estará a Sudeste do Chuí na terça vai trazer vento forte para grande parte do Estado no decorrer do dia, sobretudo da tarde pra noite. Ventania forte é ainda esperada na quarta, especialmente na Metade Leste. As rajadas devem se situar entre 60 km/h e 70 km/h na maioria das áreas, mas em pontos da costa e da região das lagoas, além de locais de maior altitude, podem ficar entre 80 km/h e 100 km/h. Também departamentos do Sul e do Leste do Uruguai devem ter forte vento. Com isso, a MetSul alerta que há risco de queda de árvores e cortes de luz. Áreas costeiras vão enfrentar ressaca do mar e o porto de Rio Grande pode ter suas operações suspensas.
Entre a tarde e noite da terça-feira, com ingresso de ar mais seco e frio pelo Oeste e Noroeste, o tempo melhora em várias regiões e a segunda metade da semana terá predomínio do tempo seco com noites frias e geada em parte do interior gaúcho. O Oeste e o Norte do Estado terão as menores marcas que podem ficar ao redor de 0ºC ou até negativas em alguns pontos de baixadas. Geada nas baixadas pode afetar culturas de inverno. (Meteorologista Estael Sias)
MetSul