Cidade do RS registra neve e provoca mudanças na rotina escolar e assistencial devido à intensa onda de frio que atinge o Estado.
Pinheiro Machado, localizada na região da Campanha, foi cenário de um raro fenômeno climático durante a madrugada desta terça-feira (24). Por volta da 1h, com a temperatura marcando cerca de 2 °C, moradores flagraram flocos de neve caindo do céu — a informação foi confirmada pela Climatempo.
A intensidade do frio, que deve permanecer pelos próximos dias, levou a Prefeitura de Pinheiro Machado a tomar medidas emergenciais.
As aulas da rede municipal foram suspensas de quarta-feira (25) até sexta-feira (27). Já nas áreas rurais do município, onde o frio tende a ser ainda mais severo, a suspensão se estende até sábado (28).
Além da paralisação das atividades escolares, ações sociais foram anunciadas para atender a população vulnerável. A prefeitura irá distribuir sopão e cobertores entre os dias 25 e 27 de junho.
Os moradores devem levar um recipiente para receber o alimento quente. As entregas de sopa e cobertores ocorrerão diariamente, das 16h às 17h, em pontos estratégicos da cidade.
Cidade do RS registra neve
Enquanto Pinheiro Machado se tornou destaque por registrar neve, o Rio Grande do Sul como um todo enfrenta a primeira onda de frio intenso do inverno, com temperaturas até 5°C abaixo da média histórica.
A terça-feira (24) foi marcada por geadas e mínimas negativas em ao menos 10 cidades das regiões da Serra, Norte e Fronteira Oeste do Estado.
O município de São José dos Ausentes, já conhecido pelas baixas temperaturas, bateu o recorde estadual de frio em 2024, com -4,9°C, segundo dados da Climatempo.
O frio extremo chegou a congelar um lago na localidade, reforçando os alertas para cuidados com a saúde e a necessidade de medidas solidárias.
A previsão indica que o frio deve continuar até, pelo menos, a próxima sexta-feira (27), podendo haver novos episódios de neve, geada e sensação térmica negativa, principalmente em áreas de maior altitude.
A população é orientada a acompanhar os boletins meteorológicos e buscar abrigo em caso de exposição prolongada ao frio.