Cientistas descobrem mecanismo que impede detecção de tumores
Cientistas ingleses descobriram o mecanismo celular que impede a detecção adiantada de tumores, o que poderia abrir a porta para novos tratamentos contra o câncer.
Os pesquisadores indicaram que a descoberta ocorreu quando estudavam o processo de regulação das células do sistema imunológico em pessoas saudáveis, segundo um relatório publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences. O objetivo era determinar o motivo de os tumores não serem detectados pelo sistema e não receberem o ataque das defesas naturais, assinalaram.
Em circunstâncias normais, o sistema imunológico cria uma inflamação em torno de um elemento patogênico ou uma lesão. No entanto, quando se trata de tumores há certos mecanismos celulares que neutralizam a inflamação e por isso o tumor não é detectado, o que dificulta a tarefa de combatê-lo.
Os cientistas do King's College de Londres descobriram que os linfócitos T podem reverter a função de uma célula-chave, chamada macrófago, que é a que causa a inflamação. Os linfócitos T controlam o sistema imunológico para que ele não responda a todos os estímulos externos e só atue diante de lesões verdadeiramente importantes.
Isto é o que ocorre com os tumores nos quais os linfócitos T promovem uma forte reação antiinflamatória, manifestou Leonie Taams, que liderou a pesquisa.
— Nesta circunstância, ao neutralizar a reação inflamatória, o tumor não é detectado pelo radar do sistema imunológico e este acredita que não há problemas. Esperamos utilizar este novo conhecimento acerca da função dos linfócitos T e os macrófagos para encontrar tratamentos mais efetivos contra os tumores — acrescentou.
— Esperamos também usar este mesmo conhecimento para conseguir o resultado oposto e neutralizar as inflamações crônicas, como a da artrite reumática — concluiu.