Início do processo de infecção pelo patógeno. Registro do momento exato em que uma célula é infectada pelo novo coronavírus, obtido durante estudo que investiga a replicação viral do Sars-CoV-2 realizado pelos Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral e Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo, Instituto Oswaldo Cruz.. microscopia eletrônica; célula coronavírus; sars-cov-2 © Débora Barreto/Fiocruz
Vida & Saúde

Cientistas descobrem novo coronavírus transmissível a humanos na China

Um novo coronavírus transmissível a humanos foi identificado por cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan, na China.

O HKU5-CoV-2, detectado em morcegos, apresenta similaridades com o vírus da Covid-19 e pode representar um risco de propagação.

Segundo um estudo publicado na renomada revista científica Cell, o HKU5-CoV-2 tem características “surpreendentemente” semelhantes ao SARS-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19.

Pesquisadores descobriram que este novo coronavírus utiliza o receptor ACE2 para infectar células humanas, assim como o SARS-CoV-2.

Para a análise, cientistas recorreram a mini-órgãos humanos desenvolvidos em laboratório a partir de células-tronco, nos quais o novo vírus conseguiu se multiplicar.

Alerta sobre nova ameaça viral

O HKU5-CoV-2 faz parte do grupo dos merbecovírus, a mesma família do coronavírus causador da Mers. Ele demonstra uma capacidade de infecção superior a outros vírus do mesmo gênero.

“Os merbecovírus de morcegos, geneticamente relacionados ao MERS-CoV, representam um risco significativo de transmissão para humanos, seja de forma direta ou através de hospedeiros intermediários”, destaca o estudo.

Apesar da descoberta, os pesquisadores enfatizam que ainda são necessários mais estudos para compreender completamente o potencial do HKU5-CoV-2 de se espalhar entre humanos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários