Circuito estadual do poker gaúcho começa com sucesso e nova temporada traz novidades
Já está virando tradição no cenário esportivo do Rio Grande do Sul. O campeonato estadual de poker segue crescendo, quebrando marcas e agregando mais no cenário nacional dessa modalidade. E o novo campeonato já iniciou e com muito sucesso na etapa inaugural que foi disputada em Porto Alegre, entre os dias 17 a 22 de janeiro.
Na primeira etapa, quem ficou com o título de campeão foi Magnus Muller, de Nova Petrópolis, que arrecadou total de R$ 40 mil em premiação. O evento em Porto Alegre foi o primeiro de cinco etapas que acontecerão no campeonato gaúcho de poker deste ano. A próxima, será entre os dias 1 a 5 de março, em Bento Gonçalves, no hotel Dall’Onder.
Nessa etapa do início de março, os dois primeiros colocados terão o privilégio de disputar um grande evento de poker na Argentina, chamado de WPT — entre os dias 14 a 19 de março, com hotel luxuoso bancado pela organização.
Como grande novidade para o circuito gaúcho deste ano, os seis melhores no ranking terão vaga garantida no BSOP Millions, que é o maior evento de poker da América Latina — acontece anualmente em São Paulo, e reúne os maiores competidores do Brasil. E não é apenas vaga garantida no BSOP Millions. Os seis que representarão o estado terão auxílio de voo e hospedagem nos dias de competição, além de presença garantida em todos eventos principais do campeonato estadual de 2019 e vaga na seleção gaúcha para o nacional de poker por equipes do ano que vem.
No ano passado, o campeão do BSOP Millions foi Saulo Sabioni, que venceu após cinco dias de disputa. Na etapa final, o Rio Grande do Sul teve um representante entre os primeiros, pois Felipe Pasqual, de Farroupilha, ficou em quarto lugar e arrecadou mais de R$ 350 mil em premiação.
A conexão próxima com o BSOP também se assemelha no método de disputa do Gaúcho de poker deste ano. Isso significa que vários eventos paralelos, além do tradicional main event, também são importantes para a pontuação. Dessa maneira, a etapa fica mais emocionante e relevante para vários outros jogadores que não estão no topo.
Um método tradicional de disputa continua no poker gaúcho para 2018. Em parceria com o campeonato estadual, neste ano tem a Copa RS, que é exclusivamente disputada entre clubes de todo estado. Com mais de 30 inscritos, esse circuito paralelo traz ainda mais emoção e oportunidade para competidores gaúchos mostrarem o seu valor nas mesas.
Na primeira etapa do gaúcho, dois eventos pela Copa RS foram disputados e o Master Poker Pelotas conquistou ambos títulos. Em Bento Gonçalves, na segunda etapa do campeonato, a Copa RS voltará a acontecer.
O sucesso do campeonato gaúcho de poker segue uma tendência no sul do país. Cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú e outras, ajudam a aumentar a força desse esporte na região. Inclusive, no ano passado, Foz sediou o “Torneio dos Campeões”, que foi um evento especial que celebrou o campeonato brasileiro de poker.
No Rio Grande do Sul, clubes como Poker City (Caxias do Sul), River Hold’em (Caxias do Sul), Manabela Poker Club (Porto Alegre), Ypiranga Poker (Porto Alegre), Canoas Poker Club (Canoas) e tantos outros são lugares tradicionais para a prática do esporte.
A passos largos, as mesas de poker vão ganhando força no esporte gaúcho e no resto da região. Grandes eventos importantes e estrutura de primeira linha mostram que a parceria com o BSOP não é por acaso.