Clima em março: veja como ficará o tempo no Rio Grande do Sul
Março no Rio Grande do Sul marca a transição do calor intenso do verão para o clima mais ameno do outono.
Apesar disso, os dias ainda apresentam características típicas da estação quente, com pancadas de chuva passageiras e temperaturas elevadas.
Em média, a temperatura mínima histórica para março em Porto Alegre é de 19,5ºC, enquanto a máxima média é de 29,2ºC.
Embora o calor ainda se faça presente, é possível observar uma gradual diminuição das temperaturas, especialmente durante a madrugada e cedo da manhã.
Quanto à precipitação, a média mensal histórica na capital gaúcha é de 103,3 mm, mantendo-se próxima da média de chuva dos demais meses do ano.
Para este ano, as previsões indicam um padrão de chuva abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil, com maior probabilidade de precipitações mais abundantes no Rio Grande do Sul.
A região norte do estado, juntamente com parte do Paraná e Santa Catarina, terá uma maior propensão para a ocorrência de temporais isolados, podendo ser fortes e causar danos localizados.
Quanto às temperaturas, espera-se que o calor persista em muitas áreas do Centro-Sul do Brasil, com desvios positivos mais expressivos no Centro-Oeste e no Sudeste.
No entanto, no Rio Grande do Sul, embora algumas tardes ainda sejam quentes, começará a aumentar a frequência de dias com temperaturas mais amenas, proporcionando maior conforto térmico durante o dia e à noite.
Assim, mesmo com a transição para o outono, o Rio Grande do Sul continuará a experimentar dias quentes intercalados com períodos de chuva, característicos dessa época do ano, de acordo com a Metsul.