Coeficiente de dilatação térmica
Por causa desse comportamento os rios, lagos e mares congelam de cima para baixo. Quando a água é resfriada entre 4°C e 0°C ela fica menos densa que a água que está abaixo dela, isso faz com que ela permaneça na superfície até se solidificar. Se isso não ocorresse, o gelo formado durante o inverno não derreteria totalmente durante o verão. Depois de algum tempo os rios, lagos e mares ficariam congelados o ano inteiro, tornando a vida impossível neles.
A maioria das substâncias tem maior densidade quando em estado sólido e consequentemente, SUBMERGEM. A água, ao atingir 0°C, ponto de congelamento, se dilata e consequentemente o gelo FLUTUA.
Esta anomalia tem como corolário dois importantes aspectos na distribuição e apresentação do potencial hídrico do planeta:
1. Sendo MENOS DENSO que a água, o gelo ao se formar NÃO IMERGE, se o fizesse uma nova camada se formaria e imergiria, e outra… outra… outra, até congelar por inteiro o volume da água, fosse lago, rio ou mar, impossibilitando a vida aquática e as geleiras seriam eternas. Sendo subsidiariamente isolante térmica, a camada superficial de gelo isola a água subjacente do frio atmosférico.
2. Tendo sua densidade máxima em 4°C, ao chegar a esta temperatura se desloca para o fundo dos mares e oceanos onde permanece, mantendo temperatura constante em vastas regiões, não se misturando com as águas superficiais pois não é boa condutora térmica (o calor não se difunde por condução, apenas por convecção).O habitat se torna favorável para a proliferação da vida dos seres aquáticos, que não sofrem variações térmicas.
COEFICIENTE DE DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA – 2min25seg
https://www.youtube.com/watch?v=Xos4dUU8V1s
ICEBERGS – 4min54seg
-https://www.youtube.com/watch?v=TpgPmUzWBAU
OS MARAVILHOSOS RECIFES DE CORAIS – 9min06seg
https://www.youtube.com/watch?v=tKgBUkNSfpU
PEIXES – 15min33seg
https://www.youtube.com/watch?v=HxH_P6YrRgQ