Coleta Seletiva do Lixo é realidade em Santo Antônio da Patrulha
O mundo inteiro está tomando consciência dos problemas que o homem causa ao meio ambiente. A natureza, a cada dia, dá sinais de sua revolta. As conseqüências previstas para a falta de cuidado e a agressão com a fauna e a flora são desastrosas. A população com acesso a informação sabe que medidas devem ser tomadas urgentemente e que só um processo conjunto, onde cada um fizer a sua parte poderá, se não recuperar o que já foi degradado, evitar verdadeiras catástrofes.
As pessoas que ainda não tomaram conhecimento do problema precisam ser informadas. Os veículos de comunicação, as escolas, o comércio, enfim, todos são responsáveis pela sua própria ação mas, além disto, tem condições de disseminar essa idéia de que cada um, na cidade ou no interior, precisa tomar atitudes que preservem o meio ambiente. O lixo jogado a céu aberto deixa a cidade feia, é um dos grandes responsáveis por enchentes, pois impede o escoamento das águas, além de transmitir doenças causadas a partir de vetores que se reproduzem em meio aos resíduos.
O cuidado com o lixo é uma das medidas que estão ao alcance de todos e agora a Administração Municipal criou mecanismos para que os resíduos sejam selecionados, antes de ir para a usina de reciclagem. A prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através da empresa Daí Pra está recolhendo os resíduos de forma seletiva, o que diminuirá consideravelmente o tempo gasto para a separação do mesmo pelos recicladores que trabalham na Usina. Tal iniciativa, além de ajudar na conservação do meio ambiente, também trará uma economia estimada de até 20% ao final do exercício de 2009, dos mais de R$ 1 milhão gastos ao ano com tratamentos de resíduos.
Lixeiras coloridas e bonitas foram dispostas em vários pontos da cidade e servem ao pedestre. Os Contêineres Seletivos (coloridos e maiores) são Pontos de Coleta para a vizinhança depositar semanalmente os resíduos separados previamente em casa. Segundo o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, atualmente, são quase 30 kits de lixeiras seletivas já disponibilizadas e isso é apenas o começo. O caminhão que, num primeiro momento, faz o recolhimento sempre às segundas-feiras à tarde, irá ampliar a rota e o número de vezes que irá passar nos pontos de coleta estabelecidos.
A orientação do Departamento de Meio Ambiente é de que, em casa, as pessoas separem o lixo seco do orgânico. As que residem em locais onde o caminhão não faz a coleta, devem levar o lixo aos Contêineres Seletivos (coloridos) até a segunda-feira à tarde. O lixo orgânico pode ser depositado nos contêineres comuns (cor azul marinho), também dispostos em vários pontos da cidade.
Confira o percurso por onde passará o caminhão de coleta: Avenidas Borges de Medeiros, Marechal Floriano até a Escola Gregória de Mendonça, Avenidas Paulo Maciel de Moraes e Coronel Victor Vila Verde. Seguindo pelas ruas Santo Antônio, Francisco Borges de Lima, Salvador Jesus de Oliveira, João Carlos Benfica, Capitão José Machado da Silva, Rua João Pedroso da Luz e Avenida Francisco J. Lopes.
Faça a sua parte, localize a lixeira mais próxima da sua casa. Maiores informações pelo tele resíduos: 3662 4000 (ramal 231) e 3662 1400.