Com homenagem ao presidente do Grêmio, carnaval é realizado em Osório
Nem a chuva atrapalhou a beleza e o brilho da linda festa de Carnaval de Osório, na noite de sábado, 21/02, na Marechal Floriano Peixoto. O empenho do Bloco da Secretaria da Saúde, da Escola de Samba Bons Ventos e da Academia de Samba Estado Maior da Zona Leste, evidenciou que os carnavalescos e a Prefeitura, estão com otimismo e empenhados para resgatar os áureos tempos da festa popular que já foi motivo de orgulho, pelo seu glamour e sucesso na Terra de General Osório.
A festa iniciou com a corte do Carnaval desfilando na avenida, o Rei momo, Flávio Paródia (o Flávião); Rainha, Luciana Saraiva Fagundes; Princesa, Bárbara Hohana da Silva e a Simpatia, Patrícia de Oliveira, ocasião em que o Rei momo recebeu a chave da cidade do prefeito em exercício, Eduardo Renda.
Em seguida, o Bloco Unidos da Saúde, com 120 integrantes, passou pela avenida imbuído da ideia de sensibilizar a comunidade sobre a necessidade da prevenção, evitando assim as doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, Sífilis, Hepatite e HPV. Os integrantes entregavam aos foliões, preservativos masculinos, femininos e material informativo.
A Escola de Samba Bons Ventos, com as cores azul e branco, apresentou-se tendo como enredo: Osório Terra dos Bons Ventos – Evolução da cidade. Presidida por João Batista da Silveira, a escola mostrou a evolução da cidade, com ênfase aos Parques Eólicos, infraestrutura da cidade, maravilhas como o Morro da Borússia e Lagoa do Marcelino, chegando ao orgulho de ter o cidadão osoriense Romildo Bolzan Jr, como presidente do Grêmio.
Já, a Academia de Samba Estado Maior da Zona Leste, que entrou na avenida com as cores: vermelho e preto teve como tema: Xô preconceito e enredo: Igualdade, dignidade, sem adversidade no país da miscizenação. Com a presidência de Priscila Ferreira, através das alegorias e alas, mostrou que neste mundo, somo todos iguais, instigando o público a pular e se divertir.
As duas escolas demonstraram amor pelo Carnaval e fizeram bonito na avenida. Na avaliação dos jurados, com uma pequena diferença, a Academia de Samba Estado Maior da Zona Leste ficou com o troféu de 1º lugar e a Escola Bons Ventos, com o 2º lugar. Após divulgação do resultado, o público se divertiu na Muamba realizada no Largo dos Estudantes com animação de Paulinho Di Casa e Banda.
O Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Antônio Marculan avaliou positivamente a festa, destacando o empenho dos servidores da Prefeitura que trabalharam na organização e na noite sob chuva. Marculan agradeceu a presença do público e parabenizou as entidades nas pessoas Emerson Magni da Silva, Priscila Ferreira e João da Silveira. – Sabemos que o prefeito Eduardo Abrahão sempre está atento, com a meta de oferecer atrações para todos os osorienses e visitantes e o incentivo ao Carnaval é um exemplo disso- afirmou.
A moradora de Cachoeirinha, Sidiane Silva Ramos,que participou da festa parabenizou Osório pela bela festa de carnaval. – Gostei muito do que foi mostrado na avenida neste primeiro ano que participei do Carnaval daqui. Em 2016, se Deus quiser vou retornar para me divertir com amigos e a família.
O Carnaval de Osório promovido pela Prefeitura de Osório em parceria com a Associação de Entidades Carnavalescas de Osório (ACOS), contou com a segurança da Brigada Militar e presença de ambulâncias, contribuindo assim com a grandeza da festa.
Eliana Izaias