Policial

Comando ambiental apreende duas toneladas de juncos em Maquiné

O Comando Ambiental da Brigada Militar durante fiscalização na manhã desta quinta-feira (30/01) na estrada próxima à Lagoa da Pinguela,  no município de Maquiné, realizou a abordagem de uma caminhonete GM/D20 que conduzia grande quantidade de vegetação no seu interior.

Ao realizar a averiguação do veículo, foram constatadas na carroceria 32 feixes de caule de junco gigante (Schoenoplectus californicus), resultando em aproximadamente duas toneladas. Para o corte e retirada desta vegetação não havia nenhum tipo de licenciamento ambiental expedida pelo órgão competente. O individuo declarou que utilizaria o material para a fabricação de cadeiras.

Foi confeccionado termo circunstanciado ao condutor do veículo, que responderá por crime contra flora, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa. Todo o material foi apreendido.

O junco gigante pode ser encontrado em grande quantidade no Rio Grande do Sul, em particular na Serra e no Litoral. Trata-se de uma planta que cresce geralmente em locais alagadiços, ou úmidos. Os juncos podem ser utilizados para tecer esteiras, cestos, cadeiras e também em alguns casos como planta ornamental.

A Comando Ambiental da Brigada Militar orienta a população que denuncie crimes contra a flora, assim como quaisquer outros crimes ambientais que afetem o meio ambiente, o contato pode ser realizado  através do telefone 190.

Comentários

Comentários