Combinação de calor e umidade no RS: veja o alerta da Metsul
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para o Sul do Brasil, que entra em um período propício à ocorrência de temporais isolados no Sul do Brasil, característicos do verão.
Esses fenômenos podem gerar chuvas intensas, vendavais, raios e granizo, trazendo impactos localizados e transtornos para diversas comunidades.
Nos próximos dias, uma massa de ar quente de origem tropical dominará a região, elevando as temperaturas a níveis superiores a 35°C em várias cidades, especialmente no Oeste.
A cada dia, a umidade atmosférica aumenta, criando condições ideais para os temporais.
Na terça-feira, tempestades já foram registradas no Noroeste gaúcho e no Oeste catarinense.
Em Chapecó, a queda de granizo atingiu diversos bairros, enquanto Palmeira das Missões registrou quase 50 mm de chuva em apenas uma hora.
Esses eventos são um prenúncio do que pode ser observado nos próximos dias em todo o Sul do Brasil.
A MetSul projeta que a partir de agora, os temporais isolados no Sul do Brasil serão recorrentes, especialmente na segunda metade da semana.
Até o início da próxima semana, o risco de chuvas torrenciais, ventos fortes e granizo seguirá alto. Embora sejam fenômenos localizados, seus impactos podem ser significativos, com alagamentos em áreas urbanas.
Onde os temporais serão mais prováveis
Como se tratam de fenômenos isolados, não é possível prever com exatidão os locais atingidos.
Entretanto, nesta quarta-feira, o risco está mais concentrado na Metade Norte do Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina.
Regiões como Noroeste, Alto Uruguai, Planalto e Serra gaúcha têm maior chance de instabilidade.
Amanhã, a chuva alcança outras áreas, como o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, e no fim de semana, os temporais podem ocorrer em grande parte do Sul do Brasil.
Como os temporais se formam
A combinação de altas temperaturas e umidade elevada favorece o surgimento de temporais isolados no Sul do Brasil, principalmente à tarde e à noite.
Nuvens de desenvolvimento vertical, como Torre Cumulus e Cumulonimbus, formam-se a partir do aquecimento diurno, causando chuvas intensas, vendavais e granizo.
Locais afetados podem enfrentar severos danos, especialmente em dias mais quentes, quando o potencial para a formação de nuvens carregadas é maior.
A umidade e o calor atuam como combustíveis para esses eventos climáticos, intensificando o risco de tempestades localizadas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp