Combinação perigosa: umidade vinda do oceano e forte calor intensificam temporais no RS
O Rio Grande do Sul enfrenta uma combinação perigosa: a umidade proveniente do oceano, aliada ao calor intenso sobre o continente, alimentando temporais localizados e intensos em diferentes regiões do estado.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
Os temporais isolados, registrados no estado nesta quarta-feira, são reflexo direto dessa interação entre a umidade vinda do mar e a atmosfera aquecida sobre o continente.
Esse padrão climático é responsável pelas chuvas intensas, ventos fortes e, em alguns casos, granizo, evidenciando-se especialmente na Metade Leste e na Serra Gaúcha.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
Em Caxias do Sul, por exemplo, uma célula de instabilidade provocou um forte temporal, afetando até mesmo as atividades esportivas do Juventude devido ao granizo que cobriu o gramado e aos ventos que derrubaram árvores, inclusive na Rota do Sol.
Estes eventos, tipicamente associados ao verão, devem persistir ao longo do mês e podem ganhar em intensidade na próxima semana, alimentados pelo calor intenso, segundo a MetSul.
Para esta quinta-feira, a previsão mantém o cenário de sol com nuvens em grande parte do estado, mas a umidade proveniente do mar novamente se destaca.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″]
A Metade Leste pode experimentar chuvas intensas, especialmente nas regiões do Nordeste gaúcho e Litoral Norte.
As temperaturas se manterão abaixo dos 30ºC na maioria das cidades, sendo mais altas no Noroeste e parte da Fronteira Oeste, onde podem superar os 30ºC durante a tarde.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]