Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Geral

Combinação perigosa: umidade vinda do oceano e forte calor intensificam temporais no RS

O Rio Grande do Sul enfrenta uma combinação perigosa: a umidade proveniente do oceano, aliada ao calor intenso sobre o continente, alimentando temporais localizados e intensos em diferentes regiões do estado.

Frigorifico Borrussia

Os temporais isolados, registrados no estado nesta quarta-feira, são reflexo direto dessa interação entre a umidade vinda do mar e a atmosfera aquecida sobre o continente.

Esse padrão climático é responsável pelas chuvas intensas, ventos fortes e, em alguns casos, granizo, evidenciando-se especialmente na Metade Leste e na Serra Gaúcha.

Psicólogo Regis Soster

Em Caxias do Sul, por exemplo, uma célula de instabilidade provocou um forte temporal, afetando até mesmo as atividades esportivas do Juventude devido ao granizo que cobriu o gramado e aos ventos que derrubaram árvores, inclusive na Rota do Sol.

Estes eventos, tipicamente associados ao verão, devem persistir ao longo do mês e podem ganhar em intensidade na próxima semana, alimentados pelo calor intenso, segundo a MetSul.

Para esta quinta-feira, a previsão mantém o cenário de sol com nuvens em grande parte do estado, mas a umidade proveniente do mar novamente se destaca.

Livros Cristãos
Combinação perigosa: umidade vinda do oceano e forte calor intensificam temporais no RS

A Metade Leste pode experimentar chuvas intensas, especialmente nas regiões do Nordeste gaúcho e Litoral Norte.

As temperaturas se manterão abaixo dos 30ºC na maioria das cidades, sendo mais altas no Noroeste e parte da Fronteira Oeste, onde podem superar os 30ºC durante a tarde.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Xis do Jô

Comentários

Comentários