Começou calendário de audiências do Plano Diretor em Torres
A audiência foi coordenada pelo secretário municipal de Planejamento e Participação Cidadã, Carlos Cechin, e por Marcelo Koch, arquiteto da Prefeitura. Inicialmente Cechin fez um relato sobre o estudo que a atual gestão realiza sobre o Plano Diretor junto com 22 entidades locais já há seis meses. Em seguida, ocorreu a palestra de Justo, carioca que atualmente mora em Gramado, dono de extenso currículo com curso de Planejamento na Fundação Brasileira de Marketing, membro do Fórum Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul e diretor estadual do CNTur para o Rio Grande do Sul. Não tratou do caso específico do Plano, como zoneamento, por exemplo, mas encantou ao público pela humorada e interessante palestra.
Considerando-se um contador de histórias, ele abordou várias questões como turismo, mercado imobiliário paralelo ao meio ambiente, as obras criadas pela natureza e as realizadas pelo homem, e muitas outras. Entre informações apresentadas, a partir de viagens realizadas pelo mundo inteiro, colocou que todo o município deve escolher sua vocação, debater a cidade e o cidadão. Disse que “quanto mais se discute menos se erra”, enfatizando que “devemos pensar global e agir local”. Durante a palestra, Justo respondeu indagações do público e orientou o município para que reforçasse o número de indústrias e de comércio a fim de fortalecer o turismo.
Todas as audiências acontecerão no auditório da Ulbra, a partir das 13h30 e estão divididas em eixos temáticos sendo o que trata do assunto econômico social discutida nesta segunda-feira. As outras ocorrerão nos dias 16,17,22,23,25 e 28 de abril e relatório parcial previsto para dia 30 de abril. Nos dias 6,7,9 e 12 de maio ocorrerão as audiências sobre o eixo ambiente natural com relatório parcial dia 14 de maio. Ainda em maio acontecem as discussões sobre o ambiente artificial, nos dias 16,19,22,23,26, 28, 30 e 2 e 4 de junho, ficando o relatório final para 10 de junho. As audiências são abertas ao público em geral.