Comerciantes planejam associação no Litoral
Atendidos pelo Projeto de Turismo Litoral Gaúcho, ação impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e por 10 prefeituras da região, 15 concessionários de quiosques do calçadão à beira-mar de Capão da Canoa, planejam constituir uma associação. A formação da entidade será importante para a realização de atividades do grupo e para a captação de recursos por meio de ações promocionais de outros empreendimentos junto aos quiosques.
Em função da criação da associação, os empreendedores dos quiosques estão participando de iniciativas de capacitação promovidas pelo Projeto de Turismo. Em junho, por exemplo, o grupo participou de dois cursos do Sebrae/RS: “Juntos Somos Fortes” (que aborda os benefícios da união) e o “Aprender a Empreender” (que oferece conhecimentos básicos e fundamentais para empreender, como as características do comportamento empreendedor e os valores empresariais).
O grupo também assistiu à palestra “Cooperação como estratégia para sobrevivência” no início deste mês. “São capacitações voltadas justamente para o tema do associativismo. Provavelmente, o grupo ingressará no Redes Associativas”, avalia a gestora do Projeto de Turismo, Andreia Diel, referindo-se a outro programa do Sebrae/RS destinado a orientar empreendedores para a formação de associações e cooperativas.
Os concessionários dos quiosques necessitam de uma associação para dispor do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). “O cadastro é preciso, por exemplo, para que possam obter recursos de empresários interessados em divulgar seus negócios junto aos quiosques”, afirma Andreia. A associação também irá contribuir com os estabelecimentos por meio de eventuais ações, como compras conjuntas, capacitações e marketing.
Em agosto, terão início as consultorias com o objetivo de apontar soluções que tornem mais agradável a apresentação dos quiosques e, ao mesmo tempo, garantam a funcionalidade dos empreendimentos, observando as regras da Anvisa. “Serão duas horas de consultoria para cada quiosque. Os estabelecimentos vão ficar mais bonitos para os turistas, organizados e em consonância com as regras da vigilância sanitária”, afirma Andreia.
A gestora explica que o maior resultado de todo esse trabalho, além do aprimoramento técnico e gerencial dos quiosques, é o interesse dos empresários pelas capacitações e pelas ações em grupo. “No cronograma do projeto, os quiosques começariam a ser trabalhados a partir de julho e agosto deste ano, mas Capão da Canoa, por iniciativa própria, nos procurou no final de maio, quando soube das ações do projeto no município”, salienta.
O Projeto de Turismo do Litoral beneficia cerca de 400 empresas. O objetivo do projeto é aumentar em 15% o fluxo de turistas na região durante a baixa temporada (entre abril e novembro). A ação é desenvolvida pelo Sebrae/RS e pelas prefeituras de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá. A parceria foi formalizada, em Osório, no final do último mês de abril.