O “Cometa do Século“, como vem sendo chamado, já é aguardado com grande expectativa por astrônomos e curiosos.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
No momento, o corpo celeste ainda se encontra muito próximo do Sol, o que dificulta a observação, especialmente a olho nu.
No entanto, a partir do dia 15 de setembro de 2024, ele poderá ser visto no céu do Hemisfério Sul, com pouca variação de visibilidade entre as cidades brasileiras.
Eleição 2024: veja quem são os candidatos da sua cidade
Para quem deseja acompanhar o fenômeno, é preciso estar atento às dicas essenciais:
- O cometa será visível olhando na direção leste;
- O melhor horário de observação é pouco antes do nascer do Sol;
- O uso de binóculos ou lunetas é recomendado para uma melhor visualização;
- Em áreas urbanas, a poluição luminosa pode prejudicar a observação.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
O brilho do cometa deve atingir seu máximo no mês de outubro, com uma magnitude entre 3,0 e 2,0, de acordo com plataformas especializadas.
Quanto menor o número da magnitude, mais brilhante será o cometa no céu, o que pode tornar este evento tão memorável quanto o do cometa Hale-Bopp, que passou pela Terra em 1997 e se destacou como um dos mais luminosos da segunda metade do século XX.
Descoberto em janeiro de 2023 de forma independente por dois observatórios, o Observatório de Tsuchinshan, na China, e o projeto ATLAS, no Havaí, o cometa C/2023 A3 tem mostrado um aumento gradual em seu brilho, e agora apresenta uma magnitude de cerca de 6.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”1″]
Isso significa que já pode ser visto com binóculos, mas as condições ideais de observação ainda serão atingidas em outubro.
Como sempre, prever o comportamento de cometas é uma tarefa complexa, e há a possibilidade de o brilho esperado não ser tão intenso quanto o previsto.
No entanto, astrônomos, como Bernardinelli, acreditam que as condições atuais são favoráveis para que este cometa seja realmente um espetáculo astronômico.
Para facilitar a localização do C/2023 A3 no céu, aplicativos de observação de estrelas, como o Star Walk 2 e o Sky Tonight, são ferramentas valiosas.
Basta inserir o nome do cometa na busca e apontar o celular na direção leste no horário adequado, nas primeiras horas da manhã.
Em 2024, outros cometas também chamaram a atenção dos astrônomos, como o C/2021 S3 (PANSTARRS) e o 12P/Pons-Brooks, ambos visíveis por meio de binóculos em diferentes épocas do ano.
Mas é o C/2023 A3 que promete ser o grande destaque astronômico dos próximos meses, possivelmente ficando marcado como o “Cometa do Século”.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]