Como será o verão 2021 no Sul? Climatempo responde - Litoralmania ®
Geral

Como será o verão 2021 no Sul? Climatempo responde

Depois dos grandes problemas causados pela falta de chuva vividos em 2020, a Região Sul do Brasil será privilegiada com chuva no verão 2021.

O verão 2020/2021 começa astronomicamente às 7h02 do dia 21 de dezembro de 2020 e termina às 6h38 do dia 20 de março de 2021.

Confira a previsão do Clima para o verão 2021 na Região Sul.

Apesar da presença do fenômeno La Niña, com moderada a forte intensidade, a situação de águas mais quentes do que o normal próximo à costa da Região Sul vai facilitar a formação de áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil.

Região Sul – previsão do clima no verão 2021

As áreas de baixa pressão atmosférica que se formam entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina, e também a corrente de jato de baixo níveis, estarão ativas durante o verão 2021 gerando nuvens carregadas que avançam muitas vezes sobre a Região Sul do Brasil.

O jato de baixos níveis (JBN) tem o importante papel de transportar o ar quente e úmido da região equatorial, do Norte do Brasil, para a Região Sul, que vai ser importante para a formação das áreas de instabilidade.

Tendência de temperatura

De forma geral, a média das temperaturas durante o verão 2021 no Sul do Brasil deve ficar próxima ou acima da normalidade em quase toda a Região Sul.

Há uma tendência de calor bastante acima do normal no extremo oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul e no centro-sul gaúcho de janeiro a março de 2021.

Para o extremo oeste gaúcho é possível que tenhamos alguns dias com calor bastante intenso, com temperaturas próximas de 40°C.

Janeiro de 2021

Para janeiro de 2021, a previsão é que a chuva fique acima da média normal para o mês em praticamente todas as áreas da Região Sul, incluindo as regiões metropolitanas de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

O volume de chuva total em janeiro de 2021 deve ficar dentro ou abaixo do normal no centro-sul do Rio Grande do Sul e no extremo oeste/sudoeste gaúcho, onde está Uruguaiana.

Fevereiro de 2021

Para fevereiro de 2021, a previsão é de que o volume de chuva sobre a Região Sul do Brasil novamente fique acima da média normal em praticamente todas as áreas da região, incluindo as três capitais.

Porém, o extremo oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul, deve ficar novamente com chuva abaixo do normal.
Fevereiro deve trazer grandes volumes de chuva para o Sul do Brasil.

Março de 2021

Para o mês de março de 2021, a tendência climática é de que os volumes de chuva acumulados sobre a Região Sul do Brasil fiquem novamente acima da média normal em todas as áreas do Sul do Brasil, inclusive nas capitais.

Quer receber as principais notícias em seu WhatsApp? Clique aqui.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação.

Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável.

O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Comentários

Comentários