Confeccionistas de Torres buscam negócios na Feiver
Os 40 empreendedores do setor de confecções de Torres, que estiveram pela primeira vez na Feira de Verão da Moda Sul (Feiver), realizada de 10 a 13 de julho em Criciúma, Santa Catarina, retornaram confiantes na realização de futuros negócios, mas, principalmente, com muitas idéias a partir das novidades oferecidas pela indústria e pelas confecções. O grupo, que reúne um total 100 empresários, integra o Núcleo Setorial de Confeccionistas e Costureiras de Torres, município distante 198 quilômetros de Porto Alegre.
O núcleo foi formado a partir do Programa Empreender, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com a Prefeitura Municipal, a Associação da Confecção de Torres (Acont) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desde janeiro de 2005. O Empreender incentiva o desenvolvimento gerencial, o associativismo e a geração de emprego e renda entre empresas de um mesmo setor e mesma área de atuação.
Os empresários tiveram a possibilidade de conhecer e contatar fornecedores de tecidos, aviamentos, máquinas e equipamentos para confecção, além de empresas de design de moda e da área de facção, interessadas em formar parcerias. A missão oportunizou, também, o fechamento de futuros negócios, por meio de contatos diretos entre as empresas gaúchas, principalmente, com empreendedores da região catarinense. Uma das empresas de Torres, conforme o facilitador do Empreender no município, Valdonir Gonçalves dos Santos, alinhavou uma possível parceria de representação do setor de máquinas e inovações tecnológicas. Segundo ele, o objetivo, ao estimular a participação de empresas em eventos como a Feiver, é alavancar e desenvolver o setor na cidade, ampliar o mercado das empresas e atualizar os empreendedores.
Uma das empresárias que participou da missão empresarial à feira, Iara Carvalho, da Iara Jeans, empresa com 10 anos de atuação no mercado, lembra que é fundamental conhecer as novidades em tecidos e maquinário, saber o que será moda na próxima estação, além de estar atualizada sobre os lançamentos, oferecendo qualidade e inovação ao cliente. Em um dos contatos feitos no evento, Iara fechou uma parceria com uma indústria de máquinas. “O equipamento possibilitará a personalização de jeans e peças em geral, trabalho que será inédito e exclusivo em Torres e no litoral gaúcho”, ressalta.
Acompanharam o grupo, além de Valdonir, a gestora do Projeto Pólo Gestão de Comércio e Serviços do Sebrae Litoral, Camila Jacques; o secretário municipal de Turismo, Comércio e Indústria, Roniel dos Santos Lumertz; e o gerente municipal de Desenvolvimento de Comércio e Indústria, Artur Perraro.