Conferência Regional debateu autonomia das mulheres em Imbé
O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representações dos municípios de Imbé, Tramandaí, Palmares do Sul, Maquiné e Cidreira, além de representantes da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Corsan, Emater e Rotary Club.
A abertura da Conferência foi realizada pela vice-prefeita Nilza Costa Godoy, atual coordenadora da Comm. Na oportunidade, Nilza relatou a importância do encontro, que debateu o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.
Atividades
As participantes da Conferência iniciaram o dia com atividades de dinâmica corporal, dançando e fazendo alongamento.
Logo após, assistiram a palestra ministrada pela representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado, Eliane Alberche, que falou sobre autonomia política, econômica e social das mulheres. Já a delegada de polícia de Torres, Eliane Campão, abordou o tema violência contra a mulher.
À tarde a advogada do Centro de Referência da Mulher Vânia Araujo, de Porto Alegre, Rudneia de Souza, palestrou sobre a autonomia e igualdade no mundo do trabalho, expondo através de dados de pesquisa, a diferença entre homens e mulheres em funções exercidas e remuneração salarial no mercado de trabalho.
As conferencistas ainda discutiram eixos temáticos sobre autonomia no trabalho e erradicação da pobreza, saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos, educação inclusiva, enfrentamento a todas as formas de violência e mulheres no espaço de poder. As discussões levaram em conta as realidades locais.
Os temas definidos na Conferência Regional serão apresentados pelas delegadas na IV Conferência Estadual de Política para as Mulheres, que ocorrerá no mês de outubro em Porto Alegre.