Conheça o fenômeno natural vindo da Amazônia que está trazendo chuva forte no RS - Litoralmania ®
Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Geral

Conheça o fenômeno natural vindo da Amazônia que está trazendo chuva forte no RS

Rio atmosférico que se origina no Norte do Brasil com umidade da floresta amazônica e que vem dos trópicos pelo Atlântico alcança o Sul do Brasil, sendo responsável pela chuva que atinge os três estados da região.

Hoffmeister Assistência Funeral

Ontem, o corredor de umidade atuava mais no Rio Grande do Sul e hoje atinge também Santa Catarina e parte do Paraná com chuva localmente forte a intensa.

Os acumulados de chuva ontem passaram de 50 mm em grande número de cidades do Rio Grande do Sul com marcas acima de 100 mm em poucas horas em cidades como Nova Palma e Camaquã.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Em Camaquã, a chuva intensa alagou residências. Com o ar quente e excessiva umidade, novas áreas de instabilidade fortes com chuva localmente forte a intensa se formaram nesta terça-feira.

Os rios atmosféricos são regiões longas e concentradas na atmosfera que transportam ar úmido dos trópicos para latitudes mais altas.

Massagem
Conheça o fenômeno natural vindo da Amazônia que está trazendo chuva forte no RS

O ar úmido, combinado com ventos de alta velocidade, produz chuva pesada e neve, conforme a região no mundo.

Esses eventos extremos de precipitação podem levar a inundações repentinas, deslizamentos de terra e danos catastróficos à vida e à propriedade.

Xis do Jô

Embora os rios atmosféricos tenham muitas formas e tamanhos, aqueles que contêm as maiores quantidades de vapor de água podem criar chuvas e inundações extremas, muitas vezes parando sobre bacias hidrográficas vulneráveis a inundações, segundo a Metsul.

Tais episódios podem interromper estradas, induzir deslizamentos de terra e causar danos catastróficos à vida e à propriedade.

Litoralmania Sistemas

No Brasil, estes rios atmosféricos se originam principalmente da região amazônica.

Na maioria das vezes, um corredor de umidade se forma e avança pelo interior da América do Sul no sentido Sul até alcançar as latitudes médias e trazer chuva para o Sul do país.

O Sul do Brasil tem a influências destes rios atmosféricos em qualquer época do ano

No Centro-Oeste e no Sudeste, estes corredores de umidade atuam mais nos meses quentes do ano.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários