Conheça o responsável pelo projeto de reforma da Catedral de Osório
Alencar Massulo de Oliveira, 35 anos, natural de Porto Alegre, mas foi Santo Antônio da Patrulha que escolheu para viver com a esposa Paula de Lucena e a pequena Helena, de 1 ano e 9 meses. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS (2004), especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUCRS (2008) e Gestão Estratégica do Território Urbano na Unisinos (2008). Como o principal responsável pelo projeto da reforma da Catedral de Osório, afirma que “É preciso oração para projetar!”. Com essa declaração já se pode ter uma ideia da sua dedicação ao desafio proposto pela Diocese de Osório. Afinal, não estamos falando de um prédio comum, mas sim a sede da Igreja Católica no Litoral Norte.
Ao reconhecer que estar à frente de uma obra como a da Catedral significa bem mais do que projetar paredes, Massulo perpassa o conhecimento puramente técnico preocupando-se com o favorecimento da espiritualidade comunitária. “Entendo que projetar para estes espaços vai muito além das técnicas arquitetônicas, pois atingem a espiritualidade das pessoas, sua fé e vivência comunitária. Por isso, antes de qualquer coisa, me parece que a organização e a construção destes espaços deve facilitar o encontro, a vida em comunidade e estimular a participação a favor do crescimento interior individual e coletivo”, acredita ele.
O projeto da reforma da Catedral foi iniciado na Especialização em Espaço Litúrgico e Arte Sacra. Foi apresentado em audiências públicas realizadas na Câmara de Vereadores, no Gabinete do Prefeito (à época, Romildo Bolzan Jr) e também, por duas vezes, na própria Catedral e tem previsão de inauguração para 8 de dezembro de 2015, na festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Melissa Maciel