Conservação e uso de recursos genéticos vegetais na agricultura é tema de estudo de pesquisadores da Fepagro Litoral Norte

A Fepagro litoral Norte participou, em abril, de dois eventos relacionados à conservação e uso de recursos genéticos vegetais na agricultura, através dos pesquisadores Raquel Paz da Silva, em Ipê…

foto divulgação fepagro litoral norte 2A Fepagro litoral Norte participou, em abril, de dois eventos relacionados à conservação e uso de recursos genéticos vegetais na agricultura, através dos pesquisadores Raquel Paz da Silva, em Ipê (RS), e Juliano Garcia Bertoldo, em Montevidéu (Uruguai).

Ipê

A pesquisadora Raquel Paz da Silva participou da “Segunda Reunião do Projeto Rede de Plantas para o Futuro da Região Sul”, dias 23 e 24 de abril, no município de Ipê (RS). A finalidade foi apresentar os resultados finais referentes ao projeto que teve como objetivo consolidar rede de pesquisa participativa na promoção do uso sustentável, conservação da diversidade genética on farm e aumento da produção de produtos de espécies autóctones com potencial comercial e atualmente pouco ou subutilizadas.

O projeto, coordenado pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rubens Onofre Nodari, contou com a participação de instituições do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre elas: UFSC, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Centro Ecológico de Ipê e Fepagro.

Na ocasião, a Fepagro apresentou dados de avaliações realizadas em populações de goiabeira-serrana (Acca sellowiana) implantadas no Centro Litoral Norte, em Maquiné, de 2013 a 2015.

Montevidéu  

O pesquisador Juliano Garcia Bertoldo participou do Primeiro Workshop Regional do Projeto “Rede latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (LANIIT)”, realizado nos dias 14 e 15 de abril, em Montevidéu (Uruguai). O evento contou com a participação de agricultores, técnicos e pesquisadores do Brasil, Paraguai e Uruguai.

O Workshop teve como objetivo elaborar de forma participativa recomendações para o desenvolvimento do Projeto LANIIT e subsidiar o Plano de Ação Estratégico de ampliação da base genética dos cultivos para promover a segurança alimentar em um cenário de mudanças climáticas.

O Projeto “Rede latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (LANIIT) para melhorar a segurança alimentar na América Latina (Brasil, Paraguai e Uruguai) no âmbito do cenário das mudanças climáticas” prevê a criação de uma rede latino-americana composta pelo Brasil, Paraguai e Uruguai para a implementação do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (TIRFAA) dentro do cenário de mudanças climáticas.

O projeto, financiado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por intermédio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) foi assinado em novembro de 2014 e está sendo realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Darlene Silveira e Elaine Pinto

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas