Construção da Nova Orla da Prainha inicia em Torres
A primeira intervenção do “Projeto Orla” será na Prainha, no trecho entre o “Caminho da Santinha” e a Praça Pinheiro Machado (Casa da Band/Sesc), o equivalente a 727,51 metros de extensão.
As obras da nova orla da Prainha estão avaliadas em R$ 723.393,46, sendo R$ 329.193,46 de contrapartida municipal e o restante do Governo Federal.
PROJETO ORLA
Idealizado pela Administração João Alberto e Pardal, o Projeto Nova Orla de Torres procura construir um novo conceito de Avenida Beira-Mar, do Parque da Guarita aos Molhes do Mampituba, com a padronização do passeio e dos equipamentos urbanos.
Na extensão, serão executados trabalhos de infraestrutura como drenagem, meio-fio, instalação de tubos para iluminação e recuperação do calçadão; implantação de ciclovia, recuperação das duas pistas de rolamento, estreitamento do canteiro central com travessias de pedestre e sinalização viária, refúgios para estacionamento dos veículos em paralelo, além de estacionamentos próprios para carros de serviço (ambulâncias, polícia, etc) e deficientes. O projeto prevê ainda a recuperação e a implantação de mobiliários urbanos, iluminação e paisagismo.
A Avenida Beira-Mar foi construída em 1978 e, desde sua criação não havia recebido melhorias. O projeto Nova Orla será executado através da parceria entre Prefeitura e Governo Federal, e demandará mais de R$ 3,5 milhões de recursos. O projeto é de autoria do arquiteto Leonardo Carrucio com a participação dos arquitetos Cristina Pessano e Ricardo Couvero, da Gerência de Projetos da Prefeitura de Torres.
NOVA ORLA DA PRAINHA
Infraestrutura
Novo sistema de drenagem pluvial, implantação de meios-fios, tubos para iluminação, construção de um novo calçadão e rampas de acessibilidade serão realizados na Prainha. Esta etapa do projeto está avaliada em R$ 448.538,00.
Serão construídos 14 bueiros do tipo de lobo e implantados 127 metros de tubos de concretos armado para escoamento pluvial. O local também receberá 690,46 metros de dutos para canalização subterrânea da iluminação do calçadão.
Calçadão
O calçadão da Prainha terá 426 metros quadrados de área. Ele será refeito por completo, atendendo a Lei de Acessibilidade. A intenção é priorizar o acesso aos deficientes físicos e pessoas com necessidades de locomoção, como os idosos. O material escolhido para o calçadão foi a pedra basalto devido a sua característica antiderrapante.
Pistas de Rolamento e Ciclovia
A recuperação da pista de rolamento e ciclovia demandará R$ 274,855,46 de recursos. As duas pistas sofrerão mudanças. Elas ganharão um novo capeamento asfáltico e o canteiro central será estreitado para que a ciclovia possa ser construída na extremidade da pista leste. As pistas, com 6,5 metros de largura cada uma, receberão uma camadas de asfalto com 4 centímetros de espessura, sendo aproveitado o atual asfalto como base.
Conforme projeto de revitalização urbanística os estacionamentos também sofrerão mudanças. Eles deixarão de ser oblíquos e ao longo da via serão criados refúgios em paralelo para o estacionamento de veículos junto ao calçadão.
Para melhorar a mobilidade, será construída uma ciclovia junto ao calçadão. Assim pedestres e ciclistas não precisarão mais dividir o mesmo espaço, garantindo, desta forma, a segurança de ambos. A ciclovia terá 2,5 metros de largura e o material a ser utilizado como pavimento ainda encontra em análise.
Canteiro Central
O Canteiro Central sofrerá um estreitamento a fim de possibilitar o alargamento do calçadão e a implantação de ciclovia. O canteiro será renovado com vegetação e inclusão de pontos com rebaixo de meio-fio para facilitar a travessia de pedestres.
Mobiliário Urbano
Serão instalados 20 postes com luminárias com duplo reator, com iluminação indireta, utilizando projetores com lâmpadas a vapor metálico de 150 w. Também serão instalados na extremidade do calçadão novos bancos e lixeiras.
Paisagismo
Para completar o cenário de beleza, a Avenida Beira-Mar, na Prainha, será arborizada. Ainda não foi definido o tipo de vegetação que será plantado no local.