Geral

Construção de réplicas reconta a história de Osório

Parte da história do município de Osório será resgatada através do projeto de construção de seis réplicas de casarios e monumento do período em que a cidade ainda era conhecida como a vila Nossa Senhora da Conceição do Arroio. Erguidas junto ao Museu Férreo, centro do município, a nova atração cultural tem previsão para ser concluída em 60 dias.

No local, estão sendo construídas réplicas de casarios que já não existem mais como o Teatro Paulinho Chaves do ano de 1875, a residência de Rael (Israel) e Dona Carola da década de 20, a antiga igreja construída em 1900, além do primeiro hospital da década de 20 e do antigo obelisco localizado na praça matriz, retirado na década de 50. Outro casario, no estilo português, abrigará a estruturas de sanitários. 

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Rossano Teixeira, o projeto chamado Vila da Serra, que reúne as réplicas, valoriza o passado do município para as novas gerações. “A finalidade é recontar a história de Osório através dos monumentos onde cada um deve conter um acervo relacionado à edificação na qual se encontra. Uma das réplicas abrigará o Museu Antropológico Leonel Mantovani, atualmente funcionando no Museu Férreo devido a uma reforma da Biblioteca Municipal”, disse o secretário.

O projeto cultural Vila da Serra, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 630, junto ao Museu Férreo, está orçado em R$315.789,47, oriundos de uma emenda parlamentar vinda do Ministério da Cultura e por isso, devendo ser utilizada no mesmo setor. “A obra Vila da Serra teve um custo de, aproximadamente, 315 mil reais, sendo 300 mil de uma emenda parlamentar do deputado federal, Vieira da Cunha e os outros R$15.789,47, provenientes da Prefeitura Municipal de Osório”, informou Rossano.

O acervo, contando a história de cada monumento, está sendo montado pela Secretaria de Cultura e a população pode ajudar, doando fotos antigas ou objetos que contem a história de cada réplica. Mais informações na Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (51) 3601 2179.

Comentários

Comentários