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Consulta ao lote residual do IRPF de dezembro; veja como verificar

O lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de dezembro de 2024 estará disponível para consulta a partir das 10h desta segunda-feira, 23 de dezembro.

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No Rio Grande do Sul, serão contemplados 10.298 contribuintes, com um montante total de R$ 28.628.390,24 em créditos bancários.

Ao todo, 144.225 restituições serão liberadas no Brasil, com pagamento programado para o dia 30 de dezembro, somando R$ 448.962.939,71.

Desse valor, R$ 290.874.647,19 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo:

  • 5.617 idosos acima de 80 anos;
  • 27.264 pessoas entre 60 e 79 anos;
  • 2.697 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 5.997 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, 64.089 restituições serão destinadas a contribuintes que, embora não prioritários, receberam prioridade por utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por restituição via PIX. O lote também inclui:

  • 31.126 contribuintes não prioritários;
  • 7.435 restituições de contribuintes priorizados devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul.
Psicólogo Regis Soster

Como consultar a restituição

Os contribuintes podem verificar se sua restituição está disponível acessando o portal da Receita Federal no endereço www.gov.br/receitafederal. É necessário clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”.

A consulta pode ser feita de forma simplificada ou detalhada, por meio do extrato de processamento da declaração disponível no e-CAC. Caso haja pendências na declaração, o contribuinte pode corrigi-las retificando os dados enviados.

Também é possível realizar consultas por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets, que permite acesso direto às informações sobre a liberação das restituições e a situação do CPF.

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Segurança no pagamento

A Receita Federal reforça que o pagamento da restituição será realizado exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte.

Caso os dados bancários informados estejam incorretos ou a conta destino apresente problemas, o crédito será suspenso.

Para corrigir a situação, o contribuinte pode reagendar o crédito por meio do Banco do Brasil (BB), utilizando o Portal BB (www.bb.com.br/irpf) ou a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

O reagendamento pode ser realizado em até um ano após a primeira tentativa de pagamento.

Após esse prazo, o contribuinte deve solicitar o resgate da restituição não recebida pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda”.

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