Consumidor deve estar atento na compra de chocolates e pescados - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Consumidor deve estar atento na compra de chocolates e pescados

O consumo de chocolates e pescados aumenta significativamente durante a Páscoa, em especial na semana santa. Preocupada com essa mudança na dieta nesta época do ano, a Vigilância Sanitária de Torres (VISA) intensifica a fiscalização aos estabelecimentos que comercializam estes produtos e recomenda alguns cuidados relacionados ao consumo.

Além de inspecionar os produtos expostos para venda, os fiscais aproveitam a ocasião para orientar comerciantes e consumidores sobre a compra e venda dessas mercadorias. “A nossa intenção é garantir uma alimentação saudável e segura, desde o momento da compra até o consumo dos alimentos”, explica o coordenador da Visa, Marcelo Döhnert.

Quanto aos ovos de páscoa e demais produtos feitos de chocolate, o consumidor deve atentar para a presença de rótulo nas embalagens. Esta deve conter a data de validade, peso líquido, a composição e o fabricante. Os chocolates devem ser armazenados em local fresco, longe de produtos que desprendam fortes odores, principalmente os de produtos de limpeza.

Os consumidores devem evitar produtos com embalagens sujas, amassadas, abertas ou com outros sinais de alteração. No caso do peixe, estes devem ser conservados longe da exposição solar, em balcão frigorífico com temperatura abaixo de zero grau ou envoltos em gelo, sua textura deve ser resistente e firme à pressão dos dedos e os olhos devem estar salientes e brilhantes. “As escamas bem presas ao corpo indicam que o peixe está em boas condições. Muito importante também é a questão da higiene do local e observar se os congelados estão firmes e sem sinal de descongelamento, como o acúmulo de líquidos”, ressalta Döhnert.

“Apesar da de vigilância sanitária intensificar as ações de fiscalização nesta época do ano, a população sempre deve estar atenta às condições de higiene dos produtos”, complementa o coordenador. Os consumidores que notarem qualquer tipo de irregularidade, como por exemplo, alimentos com prazo de validade vencidos ou armazenados de forma inadequada, devem comunicar a VISA. O endereço é Rua Alexandrino de Alencar, 611, 2º piso, ou através do telefone 3664-1411, ramal 407.

Comentários

Comentários