Colunistas

Contratos de Temporada

Não há atividade econômica capaz de gerar tantos empregos e de forma tão democratizada como o turismo. No litoral não é diferente. A cada ano, novos empreendimentos aqui se fixam. Para êxito destes, cada empreendimento necessita contar com profissionais efetivos e temporários.

A cada inicio de veraneio, comerciantes estabelecidos no litoral, ou que irão montar um negócio e que contratam temporários, iniciam uma verdadeira caça aos futuros auxiliares. São seleções e treinamentos rápidos que nem sempre suprem as  reais necessidades da  organização e dos clientes.

Segundo informações colhidas com empresários para esta crônica; o principal problema enfrentado por eles na contratação de temporários para o período de veraneio relaciona-se à ausência ou pouca capacitação. O que interfere diretamente nas atividades que deverão ser exercidas pelos futuros contratados, principalmente em se tratando de moradores da região.

Os funcionários temporários não conseguem ter claro a visão e a missão das empresas, porque o tempo para treinamento é escasso, afirma um dos  empresários entrevistados.

Foi apontado pelos empreendedores como fator importante, a necessidade de cursos profissionalizantes nas pequenas localidades, visando agregação de valor com visão de multifuncionalidade. Pela falta de qualificação está ocorrendo grande ingresso de jovens no setor de serviços como a limpeza, principalmente nas localidades onde as possibilidades de emprego ou de continuidade dos estudos são limitadas.

No entanto, é relatado pelos empreendedores que cada vez mais há a necessidade de funcionários para atividades profissionais diferenciadas. Vagas estas que nem sempre são supridas pelos moradores do litoral, e sim por profissionais dos grandes centros. Alguns destes acabam por fixar residência na região.

Aos profissionais cabe aprimorar seu currículo para atender a esse exigente público que se dirige ao litoral a cada nova temporada.  Não adianta dizer que somente os veranistas abocanham os melhores empregos. Temos que nos perguntar o porque eles conseguem as melhores vagas? Qual é o perfil e o diferencial destas pessoas?

Em contrapartida, os veranistas que nos visitam esperam que os comerciantes estejam empolgados com estabelecimentos bonitos, bem instalados e funcionários bem preparados para suprir suas necessidades e desejos.

Contratos de Temporada

Comentários

Comentários