Corpo de Bombeiros de Osório recebe equipamento utilizado em acidentes de trânsito
As ações de emergência do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) no atendimento a acidentes de trânsito ganharão um reforço nos próximos dias. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) oficializou a doação de desencarceradores hidráulicos, que serão disponibilizados a cinco quartéis no estado.
Os batalhões contemplados ficam nos municípios de Gravataí, Osório, Taquara, Portão e Farroupilha. Os equipamentos são oriundos de uma concessionária de rodovias que teve o contrato encerrado com o Estado. Eles haviam sido entregues ao Daer em cumprimento a uma cláusula que determina a devolução à autarquia dos bens patrimoniais adquiridos para uso das praças de pedágio.
“A segurança nas rodovias está entre nossas prioridades. O Daer, nesse sentido, não apenas possui ações preventivas a acidentes, como também presta esse importante apoio ao Corpo de Bombeiros para que o atendimento às ocorrências seja realizado de forma ainda mais ágil”, afirma o diretor-geral do departamento, Rogério Uberti.
O desencarcerador hidráulico é um instrumento utilizado, principalmente, no salvamento de vítimas de acidentes de trânsito presas às ferragens de veículos. Geralmente, é composto por uma bomba hidráulica e itens como tesoura, cilindro e expansor. O equipamento tem capacidade para abrir espaços e, até mesmo, cortar a estrutura metálica que envolve a pessoa a ser resgatada.