Corsan emite atualização após temporal no RS: força-tarefa visa amenizar impactos no abastecimento de água
A Corsan está mobilizada desde a noite de terça-feira (16) em uma força-tarefa para minimizar os impactos causados pelo sistema de abastecimento de água em todo o Rio Grande do Sul, após o evento climático que trouxe chuvas intensas e rajadas de vento a várias regiões do estado.
O boletim mais recente do Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia, sediado em Porto Alegre, registra um total de 48 ocorrências de desabastecimento até as 11h19 desta quarta-feira (17).
Dessas, 33 são atribuídas à falta de energia elétrica, afetando 525,8 mil imóveis em 28 municípios.
A ausência de energia elétrica impede o funcionamento das bombas nas estações de tratamento, resultando no desabastecimento. Para contornar a situação, a Corsan implementa medidas emergenciais, como a contratação de geradores para suprir a falta de energia e o uso de carros-pipa para atender imediatamente à população.
Desde o início do temporal, 32 geradores estão em operação em pelo menos 25 cidades, somando-se aos já alocados no Plano Verão da Companhia, iniciado em dezembro.
Equipes da Corsan foram reforçadas para atuar em regime emergencial, garantindo suporte até que a situação seja normalizada.
A empresa também se colocou à disposição das operadoras de energia para colaborar no restabelecimento dos serviços.
As atualizações sobre o abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan e a previsão de retomada dos serviços estão disponíveis no site https://servicos.corsan.com.br/#/solicitacao/10/.
Glorinha
A Corsan informa que, em Glorinha, após o temporal, está instalando um novo gerador de energia na estação de tratamento de água, somando-se aos dois já em operação desde a manhã de quarta-feira (17).
A previsão para o restabelecimento da energia é às 5h desta quinta-feira (18), sem relatos de desabastecimento de água até o momento.
O acesso ao local estava inicialmente prejudicado, com diversas árvores caídas bloqueando parte da estrada.
A comunidade pode obter mais informações pelos canais de relacionamento da Corsan: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.