Corsan inaugura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cidreira
Com investimento de R$ 6,7 milhões, a unidade tem capacidade para tratar 15 litros de esgoto por segundo, beneficiando diretamente mais de 17 mil moradores e turistas que visitam o município.
Siga o Litoralmania no Google e fique por dentro das últimas notícias do Litoral, RS, Brasil...
Seguir no Google
O empreendimento representa um marco no saneamento básico local, garantindo que os resíduos domésticos sejam tratados de forma eficiente antes de serem devolvidos à natureza, por meio de bacias de infiltração e evaporação, seguindo rigorosamente os padrões ambientais da legislação brasileira.
Sustentabilidade e benefícios para a comunidade
Segundo a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, “o investimento vai muito além da infraestrutura. É uma garantia de sustentabilidade econômica, preservação do meio ambiente e saúde para Cidreira e cidades vizinhas”.
Ela ressaltou que cada real investido em saneamento é amplamente revertido em melhorias de saúde, educação e desenvolvimento urbano.
O prefeito do município Gilberto da Costa Silva destacou a importância da estação:
“Saneamento básico é saúde pública, é desenvolvimento e é isso que nossa cidade precisa. Hoje damos um passo importante para Cidreira e toda a região.”
Estrutura moderna e operação contínua
Localizada na Avenida Júlio Brunelli, bairro Centro, a ETE opera 24 horas por dia em modo semiautomático e combina processos físicos, químicos e biológicos em uma estrutura compacta e modular, permitindo expansão futura conforme o aumento da demanda.
O gerente de Operações, Alan Pedra, explicou que “os processos da estação garantem tratamento eficiente dos resíduos e preservação dos recursos hídricos locais”.
Além disso, a comunidade pode participar do programa socioambiental Portas Abertas, que permite visitas à ETE e conhecimento sobre os processos de tratamento.
O agendamento é feito pelo telefone (51) 99849-0307 ou e-mail cristiane.silveira@corsan.com.br



















