Corsan Inicia travessia de rede de esgoto por método não destrutivo sob a Estrada do Mar
A Corsan deu início a uma nova etapa crucial na obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Xangri-Lá.
Esta fase envolve a instalação das tubulações de esgoto sob a Estrada do Mar, utilizando um método não destrutivo para minimizar impactos.
Detalhes da Obra
A construção da rede de expansão do esgotamento sanitário em Xangri-Lá começou em março deste ano e prevê um investimento de R$ 21 milhões.
Com um total de 9,2 quilômetros de extensão, já foram implantados 5,5 quilômetros de tubulação até agora. A conclusão da obra está programada para o próximo ano.
O primeiro trecho de 60 metros de canalização sob a Estrada do Mar será instalado com a técnica não destrutiva, evitando a abertura de valas e permitindo a manutenção do tráfego regular na via.
Esse método utiliza equipamentos especializados que operam pelas laterais da estrada, preservando o pavimento e minimizando transtornos.
Próximos Trechos de Travessia
Além deste primeiro trecho, outras travessias serão realizadas sob a rodovia nos acessos ao Condomínio Green Village Golf Club (66 metros), Noiva do Mar (36 metros) e Rainha do Mar (66 metros), com uma profundidade de aproximadamente 1,65 metro.
As canalizações utilizarão encanamentos de polietileno de alta densidade, que são mais resistentes, para proteger a rede contra danos causados pelo tráfego de veículos.
Vantagens do Método Não Destrutivo
O método não destrutivo (MND) é uma técnica de engenharia que permite a instalação de tubulações subterrâneas sem escavações extensas, reduzindo significativamente os impactos ambientais, bloqueios de trânsito e custos de reparos.
Este método utiliza perfurações de alta precisão realizadas nas laterais das vias públicas, preservando o pavimento e acelerando a conclusão das obras.
Ao contrário das técnicas convencionais, que envolvem grandes escavações e interrupções no tráfego, o MND oferece uma solução eficiente e menos invasiva, garantindo que a população não sofra com transtornos durante a execução das obras.
Esta abordagem está sendo amplamente adotada em projetos de construção civil, destacando-se por sua eficácia e menor impacto no ambiente urbano.
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