CPI: ‘Não consigo desacelerar’, disse piloto
A transcrição dos diálogos mostra que o piloto tentou frear o avião, mas não conseguiu desacelerar. “Desacelera, desacelera”, disse o primeiro-oficial. O piloto respondeu: “Não consigo, não consigo”.
18h45
Cabine: Pista à vista, pousando
Cabine: Pergunte à torre sobre condições de chuva, sobre a condição da pista e se pista está escorregadia
Cabine: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância, poderia confirmar condições?
18h47
Torre: Está molhado e ainda está escorregadio…. Eu reportarei que a 35 está libertada a 3054.
Torre: TAM 3054, 35 à esquerda, autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia
Torre: Pouso está liberado
Cabine: Pouso está liberado. Pouso verde, vôo manual
Som do piloto automático sendo desconectado
Cabine: Checado
Som de três cliques indicando reversão para vôo manual
18h48
Som do movimento de aceleração
Som do aumento do barulho do motor
Primeiro-oficial: Reverso número um apenas. Spoiler (freio aerodinâmico) nada.
Piloto: Ai
Piloto: Olhe isso
Primeiro-oficial: Desacelera, desacelera
Piloto: Eu não consigo, eu não consigo
Piloto: Oh, meu Deus.. Oh, meu Deus
Primeiro-oficial: Vai, vai.. vira, vira
Primeiro-oficial: Vira, vira para.. Não, vira, vira.
Som de barulhos de batida
Microfone de cabine: Ah, não (voz masculina)
Pausa nos barulhos de batida, sons de gritos, sons de barulho de batida
O documento mostra os diálogos nos últimos 12 minutos de vôo. A divulgação do documento ocorreu após muita discussão. DEM, PSDB, PT, PMDB, PSOL, PPS, PHS, PP e PV votaram favoravelmente à divulgação dos diálogos. Os votos contrários partiram do PSB, PR e do PTB.
O presidente em exercício da CPI, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) mandou tirar cópias dos diálogos para todos os deputados e jornalistas, mas o arquivo em CD apresentou problemas. Os diálogos, que estavam transcritos em inglês, foram lidos por dois deputados e repassados à imprensa por e-mail e CD.
Os deputados não puderam ouvir o áudio das gravações, embora tivessem o material. Isso porque, segundo o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, que acompanhou a sessão, é preciso um software específico para isso.
O brigadeiro explicou que, embora a Cenipa tenha o software, não tem um aqruivo específico daquele modelo de avião. Kersul Filho informou que o arquivo necessário deve ser rebebido em breve pela Aeronáutica.
Divulgação
A decisão de divulgar foi tomada depois que o jornal “Folha de S. Paulo” tornou público nesta quarta o que seria o conteúdo desses dados. Segundo o jornal, um erro do piloto motivou o acidente.
Irritados, os deputados convocaram a imprensa e mostraram o cofre da CPI com o material lacrado. E decidiram abrir a sessão.
Sessão fechada
Apesar de autorizarem a liberação da transcrição dos diálogos, logo após aprovaram que a sessão para ouvir Kersul deveria ser sigilosa. A sessão acontece nesta tarde.
Durante a sessão, os deputados discutiram o fato de a legislação internacional sobre acidentes aéreos impedir a divulgação de dados de caixas-pretas de aeronaves, embora a legislação brasileira permita que CPIs tenham acesso ao conteúdo.
O presidente em exercício da CPI, então, questionou Kersul sobre a possibilidade de divulgação e o brigadeiro respondeu que isso ficava à critério dos deputados, uma vez que poderia haver conseqüências negativas, como a degradação da imagem do sistema aéreo brasileiro.
Com a sessão marcada para analisar as caixas-pretas, a CPI adiou o depoimento do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, marcado para a manhã desta quarta.