Creche é fechada no Litoral Norte por falta de alunos
A creche Amélia Scheffer Dimer, localizada na comunidade de Porto Colônia, em Dom Pedro de Alcântara, foi fechada recentemente pela Prefeitura Municipal por falta de alunos. Reaberta no início do ano letivo em carácter emergencial a pedido de moradores, a creche ficou dois meses em funcionamento, e devido à frequência de apenas três alunos, teve suas atividades encerradas.
De acordo com a secretária da Educação, Sandra Rocha, a creche tinha três funcionários e três alunos, o que não compensava. “Além disso, para atender às necessidades da educação infantil, seriam necessários no mínimo seis funcionários”, explicou a secretária, acrescentando ainda que os três alunos eram de faixas etárias diferentes, o que teria que ser readequado se fosse para dar continuidade nas atividades. “Nossa preocupação não é só o cuidar, mas desenvolver os alunos com a adoção de práticas pedagógicas”, completou Sandra.
A falta de alunos na creche da comunidade pode ser creditado em virtude do Projeto Verão, realizado na creche Mundo Encantado, no centro da cidade. A colocação de um transporte escolar adequado para as crianças durante este período facilitou para muitos pais, que preferiram deixar os filhos na creche do centro do que na da comunidade.
Desta forma, o prefeito municipal, Dirceu Pinho Machado, decidiu fechar a creche e dar continuidade ao transporte escolar, que pega todos os alunos em suas residências.