Criador de Osório faz bonito no maior evento nacional da raça Pônei
Aconteceu neste mês de novembro, na cidade de Tatui-SP, a XXXV Exposição Nacional do Cavalo Pônei Brasileiro, maior evento nacional da raça Pônei do país.
A festa contou com a participação de vários Haras de todo o Brasil, com mais de 170 pôneis inscritos participantes, sendo considerada esta a Nacional das Nacionais pelo recorde de animais inscritos e participação de criadores, principalmente do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Os gaúchos há muitos anos não participavam deste evento, mas este ano um conjunto de 5 Criadores após Expointer e Agro Pelotas resolveram se juntar e ir ao evento.
Foram inscritos por esta caravana 20 animais oriundos das cidades de Pelotas, Viamão, Presidente Lucena, Guaíba e Osório.
O representante de Osório, Haras Vento Ventania de Januário Luciano Specht e família, fez bonito e representou muito bem Osório e a região do litoral, trazendo títulos inéditos dentro da raça para o sul, que foram:
– Reservado Campeão Cavalo: Queóps do Triangulo;
– 1º Prêmio Melhor Cabeça Macho da raça:Queóps do Triangulo;
– 1º Prêmio Melhor Cabeça Fêmea da raça: Tiara Záu.
O criador Januário comentou que participar de uma nacional nem sequer passava na proposta do Haras quando a famlia começou a criação.
Com o passar do tempo virou um sonho, com vitórias na Expointer se transformou numa meta e que este ano foi alcançada com a participação no evento realizado na cidade de Tatui-SP.
Reforçou a dificuldade em pista onde por exemplo, nos campeonatos de melhor cabeça Macho e de Melhor cabeça Fêmea competiam mais de 30 animais em busca do pódio!
Já entre os machos, ter um cavalo adulto entre os 9 melhores do Brasil é um fato extremamente gratificante para um iniciante! Significa que você está de posse do que existe de melhor morfologicamente falando dentro da raça pônei brasileiro.
No mais, para quem tem interesse em ter um pônei, o criador ressalta sua docilidade e facilidade de manejo aliado ao baixo custo de manutenção e necessidade de pequeno espaço do mesmo para viver.