Cristo presente – Jayme José de Oliveira
PONTO E CONTRAPONTO- por Jayme José de Oliveira
“Por mais brilhante que sejas, se não fores transparente, tua sombra será escura”.
CRISTO PRESENTE
Em todas as épocas o mundo é galardoado com a presença de personalidades ímpares, luminosas, que refulgem acima da multidão e sobressaem sobre aqueles que rastejam na mediocridade, mesmo que enfeixem poderes imerecidos e, ao contrário do que proclamam, travam a civilização, postergam o progresso, o humanismo, a senda determinada pelo Criador.
O Papa Francisco é um destes astros, agradeçamos a sorte de sermos seus conterrâneos. São dele as palavras que reproduzo:
“Quem disse que Cristo não está presente entre nós, se está vestido de branco, de azul e de verde nos hospitais? Quem disse que o Nazareno não pode fazer sacrifícios se estão todos atendendo enfermos nas urgências? Perceba que mesmo exaustos prosseguem dia e noite.
Caminhoneiros, Comerciantes, Farmacêuticos, abastecem nossas necessidades fundamentais.
O Exército, a Polícia, patrulham as ruas desertas para que possamos viver tranquilos. Não estão junto às suas famílias para cuidar das nossas. Todos os que labutam para que possamos nos resguardar da pandemia.
Ninguém diga que o Senhor não está presente quando em igrejas solitárias Sacerdotes celebram Missas sem nos falhar e dando apoio espiritual.
Jesus vem num caminhão que recolhe nossos dejetos e se vai sem ter sido notado.
Quando vejo tantos enterrando seus entes queridos percebo a Virgem com seu Filho no regaço e ainda que nos assuste aí está Aquele que venceu o Mundo e a própria Morte.
Percebes Cristo em mil rostos ocultos.”
Atravessamos tempos sombrios, não são os primeiros e, certamente, não serão os últimos. A História se repete em ciclos, paulatinamente prosseguimos rumo ao nosso destino e os obstáculos não são intransponíveis, lembremos que o fogo tempera o aço e as vicissitudes enrijessem o nosso caráter.
Jayme José de Oliveira
cdjaymejo@gmail.com
Cirurgião-dentista aposentado