Cultura açoriana inspira capacitação de professores da rede municipal de Osório

Cultura açoriana ganha protagonismo em Osório com formação específica para educadores da rede municipal. Na última segunda-feira (28/04), o Espaço Cultural Conceição foi palco de uma capacitação voltada a 60…
Foto: Gustavo Veiga

Cultura açoriana ganha protagonismo em Osório com formação específica para educadores da rede municipal.

Na última segunda-feira (28/04), o Espaço Cultural Conceição foi palco de uma capacitação voltada a 60 professores que atuam do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.

A iniciativa teve como tema central a Folia do Divino, uma expressão do patrimônio cultural imaterial de Osório herdada dos açorianos que colonizaram o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O objetivo do encontro foi ampliar o repertório dos docentes para que possam integrar essas tradições de forma pedagógica nas atividades escolares ao longo de 2025.

Segundo a Lei Municipal nº 3.265, Osório reconhece como bens culturais imateriais o Terno de Reis, a Tafona da Canção Nativa, o Maçambique e a Folia do Divino.

Esses elementos serão trabalhados ao longo do ano letivo de 2025 nas unidades escolares, promovendo o contato das crianças com suas raízes culturais e valorizando a herança deixada pelos colonizadores açorianos.

Uma nova capacitação para professores, com foco em outras manifestações culturais do município, já está prevista para o mês de junho.

Cultura açoriana inspira capacitação de professores da rede municipal de Osório
Gustavo Veiga

A assessora pedagógica Mailôr Kingeski enfatizou que o aprendizado será aplicado diretamente em sala de aula.

“A ideia é transformar o conteúdo da formação em vivência. Os professores vão trabalhar com os alunos o simbolismo da Festa do Divino, confeccionando estandartes e aprofundando o entendimento sobre os rituais. A cidade será enfeitada com o que as crianças produzirem, o que reforça o sentido de pertencimento à comunidade”, explicou.

A programação contou com a presença dos festeiros da edição deste ano da Folia do Divino, representantes da tradicional manifestação, além da participação da 1ª Prenda do Estado, Isabella Nunes.

Também estiveram presentes a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o secretário da pasta, Marcelo Reis, que destacou a importância do evento.

“Estamos preparando nossas escolas para trabalhar os patrimônios culturais imateriais reconhecidos por lei. Porém, mais do que incluir no currículo, é preciso que os professores conheçam profundamente essas tradições. Essa formação visa tornar a atuação pedagógica mais eficaz e conectada com a identidade local”, afirmou.

A Festa do Divino Espírito Santo é uma celebração profundamente enraizada na história e religiosidade de Osório.

Realizada entre os dias 30 de maio e 7 de junho, a festividade reúne aspectos folclóricos e religiosos, sendo promovida pela Catedral Nossa Senhora da Conceição em parceria com os casais festeiros.

Cultura açoriana

Essa união entre fé e tradição torna a celebração um símbolo vivo da cultura açoriana e reforça o compromisso do município em preservar e transmitir esse legado às novas gerações por meio da educação.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas