Cultura Guarani é pauta de Conferência em Riozinho
Estiveram presentes na Prefeitura de Torres, representantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, Rodrigo Cassio, Rafaela Bichl, Grégori Turra e Brizabel Rocha para fazer o convite da Conferência Temática de ATER Guarani – Mbyá, juntamente com o Cacique Indígena, Filipe Brizoela, da Aldeia de Riozinho. A Conferência ocorrerá entre os dias 21 e 24 de março na Aldeia Pindoty em Riozinho.
O evento trata da integração entre os guaranis do litoral, reunindo todas as aldeias para compartilhar conhecimentos como a forma de alimentação, sobrevivência, conservação e a importância do papel do Cacique na aldeia. Entre as nove aldeias que estarão presentes na Conferência, o Coral Indígena Nhu-Porá de Torres, composto por 10 crianças e comandados pelo Cacique Mário com mais 5 adultos. Conforme a prefeita Nílvia Pinto Pereira, é muito importante ressaltar a cultura indígena no Território Rural. “Fico muito agradecida pelo convite, pois sabemos o quanto a cultura indígena é importante pro desenvolvimento Rural do nosso Estado”, contou.
Farão parte da Conferência os municípios que integram o Território Rural Litoral do RS, que é uma instância de gestão social, composto por representantes governamentais e da sociedade civil, em especial a agricultura familiar, com a participação de povos e comunidades tradicionais, que formam um colegiado. É composto por 24 municípios:
Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Riozinho, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.