Curso de Letras do IFRS Português/Inglês -licenciatura, Campus Osório recebe conceito máximo do MEC em avaliação in loco
O curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do Campus Osório alcançou o conceito 5, nota máxima concedida pelo Ministério da Educação (Inep/MEC), durante avaliação in loco realizada entre os dias 23 e 25 de abril de 2025.
O processo de avaliação, conduzido de forma on-line, contou com uma ampla análise estrutural e pedagógica da graduação, consolidando o curso como referência em excelência acadêmica.
A equipe avaliadora do MEC pôde conhecer as instalações físicas da unidade por meio de uma visita virtual guiada pelo professor Mateus da Rosa Pereira, então coordenador do curso.
Além disso, os representantes do Inep participaram de diversas reuniões com gestores institucionais, docentes, discentes, membros de comissões e tiveram acesso a uma série de documentos essenciais que sustentam a qualidade do curso.
Entre os materiais analisados estavam o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os currículos dos professores, os relatórios da Avaliação Institucional, bem como os projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados à área de Letras.
A diversidade e robustez das ações acadêmicas, aliadas ao comprometimento da comunidade universitária, foram determinantes para a nota máxima.
Essa conquista representa uma importante evolução em relação à última avaliação do curso, realizada em 2019, quando o curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês recebeu o conceito 4, classificado como “muito bom”.
Agora, ao atingir o conceito 5, a graduação se consolida como uma formação de excelência e reforça o compromisso da instituição com a qualidade do ensino superior.
Segundo o professor Mateus da Rosa Pereira, “a qualidade do curso deve ser real, pois a avaliação do Inep é séria e rigorosa. Produção intelectual, aulas com qualidade, alunos e professores comprometidos, processos claros e previsíveis que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão — tudo isso deve estar implementado de maneira sólida e satisfatória”, conclui Mateus.
O conceito 5 do MEC é atribuído a cursos que se destacam por oferecer uma infraestrutura adequada, um corpo docente qualificado e um projeto pedagógico sólido, com práticas que promovem a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
A avaliação do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do Campus Osório comprova que a graduação atende com excelência a todos esses critérios, posicionando-se entre os melhores do país.
A conquista é também uma motivação adicional para os próximos anos, impulsionando novos projetos e ampliando as possibilidades para estudantes e professores.
O diretor-geral pro tempore do Campus Osório, Marcelo Paravisi, destaca “o conceito 5 é resultado de um conjunto de fatores: trabalho sério e comprometido da equipe docente e técnica, envolvimento dos estudantes e a articulação com as escolas de educação básica da região, apoio institucional em todas as etapas do processo formativo, qualidade do projeto pedagógico, infraestrutura disponível e constante diálogo com a comunidade”, finaliza.
Com o reconhecimento renovado, o curso segue comprometido em formar profissionais capazes de atuar com competência nas áreas de educação, linguagem e cultura, tanto no ensino de língua portuguesa quanto de língua inglesa.
Curso de Letras do IFRS Osório
A Licenciatura em Letras Português/Inglês tem objetivo de formar profissionais capazes de lidar criticamente com as linguagens, especialmente a verbal, salientando a importância do ensino e aprendizagem de línguas na mediação da construção de conhecimentos.
Dando suporte e habilitação para professores que desejam atuar no ensino de Língua Portuguesa e/ou Língua Inglesa em instituições públicas ou privadas e em empresas de tradução e revisão, contribuindo para uma sociedade com acesso à educação e pesquisa.
O curso é gratuito, com aulas à noite, duração de quatro anos e ingresso anual por processo seletivo próprio do IFRS ou pelo Enem.
A primeira turma ingressou em 2015, com a colação de grau realizada em março de 2020.
Cerca de 23 professores finalizam o curso, sendo 118 o número de estudantes matriculados atualmente.