Daer Intensifica a fiscalização no feriado
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, pelo Departamento de Transporte Coletivo (DTC), intensifica, neste feriadão de Páscoa, a fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros. O objetivo de coibir o transporte clandestino que, além de ilegal, não oferece condições de serviço com segurança e conforto necessários aos usuários.
As blitz serão realizadas entre esta quinta (20) e sexta-feira (21), entre as 16h e as 7h da manhã em nove pontos do Estado, sendo que os horários se diferenciam dependendo do local. Ao todo trabalharão mais de 70 agentes de fiscalização do DTC/Daer em nove equipes de trabalho, com apoio do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e da 9ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal.
Estão sujeitos à fiscalização todos os veículos de transporte intermunicipal de fretamento e turismo (ônibus, microônibus e vans) que trafegam entre os diversos municípios do Estado. O Daer recomenda aos usuários do transporte de excursão, que antes de contratarem o serviço, verifiquem se o veículo oferecido têm registro regular e válido junto ao Daer.
Antes de iniciarem a viagem, o órgão orienta que seja verificada a lista de passageiros autorizada pelo Daer. Essas duas medidas evitarão transtornos junto à fiscalização e riscos desnecessários à segurança. “A fiscalização age em defesa da segurança do cidadão. As ações de fiscalização sobre o sistema do transporte intermunicipal de passageiros dobraram em relação a média dos últimos anos.
Em 2007, foram realizadas 493 operações, vistoriando 8.706 veículos, notificando 950, apreendendo 407 e cassando o registro de uma empresa. Em janeiro e fevereiro deste ano, já foram vistoriados 2.034 veículos (quantidade mensal proporcionalmente superior ao ano passado), 205 foram notificados e 95 apreendidos”, relata Gilberto Cunha.