Geral

Daer terá em 2009 o maior orçamento dos últimos cinco anos

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deverá ter para 2009 o maior orçamento dos últimos cinco anos, para investir em obras de construção, restauração e recuperação de rodovias gaúchas.

Pelo menos 85% do montante pretendido serão oriundos do Tesouro do Estado. O restante virá de receita própria e do recolhimento da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – incidente sobre operações comerciais com combustíveis). Conforme o diretor-geral do Daer, Vicente Britto Pereira, o maior investimento, será do programa de implantação de mais de 60 acessos municipais. Apenas esse programa já equivale à quase totalidade orçamentária do Daer, este ano.

Um amplo trabalho de restauração de rodovias, devolvendo à malha as condições ideais de trafegabilidade deverá atingir mais de 1,2 mil quilômetros, informou o diretor-geral. Outra ação importante será a duplicação de 21 trechos, considerados críticos, dentro do Programa Estruturante Duplica RS, além da conclusão de parte dos 42 trechos que já se encontram em andamento.

A modernização da autarquia também será contemplada no programa de investimentos, já aprovado pela governadora Yeda Crusius. A contratação emergencial e a abertura de um concurso público estão entre as prioridades. O Daer possui cerca de 1,8 mil funcionários, em todo o RS, com idade média de 53 anos. A cada mês, 15 servidores se aposentam. Além de repor os quadros, essas medidas também possibilitarão sua qualificação, complementada com outro programa, de capacitação e treinamento profissional.

Será implantado um novo plano de cargos e salários, antiga reivindicação principalmente dos técnico-científicos do órgão, que também terá um regimento interno. Haverá, ainda a reorganização do Daer, por lei e decreto estaduais, e o fortalecimento dos 17 Distritos Operacionais.

Comentários

Comentários