Esportes

Decreto Surf Legal reforça luta contra a morte de surfistas em redes de pesca

O deputado Sandro Boka (PMDB) reiterou a importância do decreto, lançado pela pela governadora do Estado, neste sábado (15), durante a abertura oficial da temporada de verão 2008. O Surf Legal, segundo explicou o deputado, é a reunião de outros dois decretos que delimitam áreas e estabelecem regras para a pesca e o surf. Contará ainda, com o reforço de um Grupo de Trabalho, criado pelo governo do Estado, formado por pessoas ligadas diretamente aos esportes náuticos e à pesca, visando acabar com a morte de jovens presos em redes, cabos ou bóias.
 
O Surf Legal surgiu a partir das ações conjuntas entre o governo do Estado, Federação Gaúcha de Surf (FGS) e Frente Parlamentar pela Harmonia entre Pescadores e Surfistas, implantada por Sandro Boka no Parlamento gaúcho. “Não queremos que o pescador deixe de pescar, mas que pesque peixes e não gente”, salientou o parlamentar ressaltando que desde 1980, mais de 40 jovens morreram presos a redes. “Esse índice é muito mais elevado do que o número de ataques de tubarão no mundo”, lamentou ao narrar a tristeza das famílias que viram seus filhos indo para o mar surfar, mas que nunca retornaram. “As mães e pais ficam muito apreensivos quando seus filhos saem para surfar. Atualmente, como o surf é um esporte que vem crescendo muito e tornando-se tão popular quanto o futebol, colocar uma rede no mar é como pôr minas em um campo de futebol”, comparou.
 
O deputado disse que as delimitações de áreas devem ser estabelecidas com muita responsabilidade, contando com o apoio da Brigada Militar, Patrulha Ambiental Litoral Norte (Patram) e demais órgãos competentes para a elaboração dessa demarcação. “Devemos contar também contar com a sensibilidade de pescadores em colocarem suas redes nas áreas apropriadas, e dos surfistas em não surfarem nas áreas de pesca”, alertou.
 
Em relação aos pescadores, o deputado Boka garante que já existe essa consciência quanto aos riscos. Conforme explicou, quando uma rede é lançada ao mar, o pescador é o maior responsável por ela. Por isso o deputado anunciou que será elaborado um levantamento dos pescadores que realmente tiram seus sustento da pesca. “Sabemos que muitos são pescadores de fim de semana e praticam a pesca na orla toda por esporte. São veranistas que colocam suas redes e ficam, no alto de suas coberturas só acompanhando o movimento dos cardumes”, criticou.
 
Frente Parlamentar irá alertar para praias que oferecem risco aos surfistas
 
Sandro Boka anunciou que durante a temporada de verão 2008 a Frente Parlamentar irá fazer uma grande mobilização em conjunto com a FGS e o Ministério Público Estadual para tentar adequar todos os município litorâneos. Também frisou que uma cartilha será preparada material, após a constatação feita em cada cidade com praia, apontando quais são seguras e as que oferecem riscos. “Com isso queremos intimidar as prefeituras que não tomarem providências, no sentido de afastar os praticantes de surf que geram lucros para os municípios o ano inteiro”.

Comentários

Comentários