Defesa Civil acompanha agravamento das cheias no estado
Aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuvas para o Rio Grande do Sul nos próximos dias em algumas regiões. Além das áreas Sudeste e Sudoeste, também podem ser afetadas as regiões Metropolitana e Centro. A precipitação de até 100 milímetros durante esta quarta-feira (23) pode ocasionar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, como alerta a instituição.
O nível do Rio Uruguai, que já ultrapassou 11 metros em alguns pontos, registra cheia histórica – até o momento é o nível mais alto de 2015. Segundo a última medição, feita na manhã desta terça-feira (22), o rio atinge 11,34 metros na região de São Borja, 10,78 em Itaqui e 9,78 em Uruguaiana.
Ao todo, 436 famílias já precisaram sair de suas casas e foram encaminhadas para residências de familiares ou abrigos. Os municípios mais atingidos são Uruguaiana, Itaqui, Quaraí, São Borja e Barra do Quaraí.
A Defesa Civil segue acompanhando a situação dos municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, que sofre com a cheia dos rios Uruguai e Quaraí. A equipe regional, coordenada pelo Major Castro, vistoria e monitora áreas de risco da região.
Situações de risco devem ser informadas a Defesa Civil pelo telefone de emergência 199.