Defesa Civil alerta: chuvas fortes, possibilidade de granizo e queda das temperaturas marcam a semana
O bloqueio de uma massa de ar seco no Oceano Atlântico favorece a permanência da chuva no Rio Grande do Sul pelo menos até a quinta-feira (25).
As chuvas mais fortes devem ocorrer entre a campanha, sul, centro-leste e leste gaúcho (Litoral). As temperaturas caem gradativamente e a sensação de frio aumenta.
Com o resfriamento da atmosfera, as chuvas podem vir acompanhadas de granizo.
CONDIÇÃO HIDROLÓGICA
A frente fria pode trazer volumes significativos às bacias gaúchas, provocando a elevação dos rios
Os maiores acumulados devem ocorrer principalmente na metade sul, com destaque para as bacias Ibicuí, Santa Maria, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Baixo Jacuí.
A condição de ATENÇÃO permanece até a sexta-feira, quando uma massa de ar seco e frio ingressa, deslocando a chuva para fora do Estado, finaliza a Defesa Civil.
Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso para possibilidade de precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, vento de 60 a 100 Km/h e queda de granizo nesta terça-feira (23), em alguma regiões do estado, incluindo o Litoral Gaúcho.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).