Defesa Civil alerta para formação de Ciclone Extratropical no litoral gaúcho
A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul informa que neste momento existe a formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão, que deixa o tempo instável no Estado, com chuva em todas as regiões. Há condições de chuva forte acompanhada de trovoadas e risco de temporal que se estende até a manhã de sábado, 6 de setembro.
Entre a noite de hoje e o sábado, esta frente fria afasta-se para o mar, dando origem a um ciclone extratropical. O gradiente de pressão (diferença de pressão) entre este ciclone no mar e um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) que avança pelo oeste, provoca rajadas intensas de vento no Litoral do RS, que do centro ao norte, ou seja, de Mostardas a Torres, podem superar os 80km/h.
Para esta noite são esperadas rajadas de vento entre 60 a 80km/h, passando a atingir valores em torno de 100km/h no sábado e no domingo, em ambos os dias com direção variável de nordeste a sudoeste. Na região oceânica o vento supera os 100km/h, provocando forte agitação no mar com RISCO DE RESSACA entre o sábado e o domingo.
A DEFESA CIVIL ESTADUAL RECOMENDA que se evite a navegação marítima; evite-se o trânsito de pessoas em locais abertos, especialmente durante a noite. Atenção especial em caso de proximidade com redes de energia elétricas; procure não deixar objetos soltos sobre residências e prédios e tenha um cuidado redobrado com suas crianças. Procure abrigar-se em locais seguros em caso de confirmação dos ventos fortes.