Na última terça-feira (13), a governadora Yeda Crusius assinou a homologação de situação de emergência de diversos municípios gaúchos. Devido a problemas com a documentação, para o correto andamento do processo, o municípios não foi incluído no decreto que autoriza a reivindicação de auxílio financeiro por parte da Secretaria Nacional da Defesa Civil, do Ministério de Integração.
De acordo com o subchefe da Defesa Civil do RS, tenente-coronel Marco Aurélio da Silva Forlin, ficou constatado que o município encontrara dificuldades na confecção dos documentos que compõem o processo de situação de emergência. “Diante das dificuldades no preenchimento da documentação, determinamos que nossos técnicos fizessem uma reunião com o prefeito, a fim de assessorar no preenchimento correto dos documentos”, disse.
Forlin destacou que a Defesa Civil agiu no intuito de agilizar o processo, e reduzir os danos causados na comunidade, tendo em vista a possibilidade de busca de recursos nas esferas estadual e federal. “Após a entrega dos documentos preenchidos corretamente, fizemos uma vistoria técnica no município atingido, e emitimos o relatório no mesmo dia para Secretaria Nacional de Defesa Civil”, informou.